Pular para o conteúdo

Homens aderem cada vez mais à depilação corporal

Homens aderem cada vez mais à depilação corporal

O número de homens que deixam o preconceito de lado e passam a cuidar da aparência de seus pelos tem aumentado no país. Em 2012, a revista Alfa realizou uma pesquisa com cinco mil pessoas. Ela mostrou que 9% dos homens aderiram à depilação corporal e 57% aparam os pelos do corpo.

As formas de depilação masculina são as mesmas aplicadas às mulheres: cera quente ou fria; pinça ou creme depilatório; ou mesmo o uso de laser ou luz pulsada, semelhante ao laser.

De acordo com Ariana Gomes, gerente-proprietária de um salão de depilação no bairro de Jatiúca, a procura de homens que querem se depilar tem aumentado bastante, principalmente entre esportistas e com mais de 25 anos.

Uma diferença relatada por Ariana entre homens e mulheres é a disciplina. Segundo ela, os homens não costumam faltar às sessões e cumprem todos os cuidados à risca.

Ela destaca que as partes do corpo que os homens mais querem depilar são o tórax e o abdômen.

Satisfação

Jânio Silva tem 40 anos e corretor de imóveis. Há cinco meses que ele vem realizando tratamento depilatório com luz pulsada para retirar a barba. “Sempre que fazia a barba ficava todo irritado, Agora não fico mais. Estou bastante satisfeito”, disse.

Jânio garante que o motivo de ter aderido ao tratamento depilatório não é estético e sim por causa das irritações que a forma tradicional de fazer a barba provocava nele. Ele vai à clínica a cada 30 dias para realizar o tratamento.

Ariana conta que o tratamento com luz pulsada tem como objetivo enfraquecer o pelo à medida que o cliente é submetido às sessões.

[quote]A quantidade de sessões varia de acordo com o tipo de pelo de cada um. Com o tempo o pelo fica tão fraco que não nasce mais, tornando a depilação permanente.[/quote]

A adesão dos homens à depilação corporal é tão grande que já existe toda uma indústria de cosméticos masculinos para a pele. “Já se tem todo o tipo de produto que antes era exclusivo às mulheres”, comenta Ariana.

[quote]Métodos são os mesmos utilizados por elas[/quote]

depilacao-masculina

Jânio Silva aderiu ao tratamento depilatório por causa das irritações que a forma tradicional de fazer a barba provocava na pele dele

Os tipos de depilação feita em homens são as mesmas feitas em mulheres. Cera quente, cera fria, raio laser e luz pulsada são os principais tipos. Abaixo explicamos, de forma resumida, cada um deles.

Cera quente pode ser artesanal ou industrializada. Há mitos sobre seu uso como rompimento de vasos sanguíneos, mas ela pode escurecer a pele nos locais onde é utilizada.

O calor da cera provoca ação anti-inflamatória;

Cera fria é mais dolorida e não possui a ação anti-inflamatória da cera quente. Ela é mais recomendada quando os pelos estiverem maiores;

Depilação a laser é um tratamento. Ela vai aos poucos enfraquecendo os pelos. Mas não os elimina de vez. Geralmente sobram em torno de 20% dos pelos nas regiões onde se fez o procedimento;

Depilação com luz pulsada é similar à depilação a laser. Esta técnica consiste na aplicação de suaves pulsos de luz na pele, através de uma lâmpada de xénon.

No decorrer do tratamento os fios vão enfraquecendo, por causa da absorção da luz pela melanina do pêlo.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.