Olá pessoal,
Hoje senti de falar de algo que vem comprometendo silenciosamente muitas pessoas no Brasil.
Você sabe como esta sua dosagem de vitamina D?
Nós da área da estética e pessoas preocupadas com a beleza e a saúde da pele, diante de tantas campanhas de uso de protetor solar devido aos efeitos maléficos do sol sobre a pele, começamos a nos esconder do sol, até mesmo em horários benéficos e vitais para a existência humana.
Depois de passar por um check-up (daqueles que o médico te “vira do avesso”) e todos, ou quase todos, os exames dentro da normalidade, o único que deu abaixo, melhor dizendo muito abaixo, foi a vitamina D.
Para o exame chamado Vitamina D 25-hidroxi o valor de referência para um adulto está entre 30 e 74mg/mL e o resultado que tive, e me assustou, foi de 11mg/mL. Depois comecei a pesquisar e vi que muitas pessoas tem um taxa super baixa e não sabe. Os sintomas nem sempre são percebidos claramente, o primeiro deles é o cansaço.
Dentre outros, a diminuição da vitamina D pode levar a:
Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue; (é essencial para o metabolismo do cálcio)
Fraqueza muscular;
Cansaço
Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;
Osteoporose;
Raquitismo.
Quando cheguei na médica para levar meus exames, a primeira coisa que ela me disse foi: “sei que você é esteticista e não gosta de tomar sol, mas para sua saúde precisa de 10 minutos de sol diariamente sem protetor”.
Uau, na hora fiquei um pouco assustada, mas realmente percebi o quanto estamos ficando refém da beleza e usando indiscriminadamente e sem ponderar, recursos que vieram para nos ajudar. Porém, não podemos esquecer que sol é vida.
Então, fica a dica: 10 minutos de sol sem proteção até as 10h ou após às 16h. Nestes intervalos, muito protetor de boa qualidade nas áreas expostas e reaplicar quando necessário!
Bom solzinho à todos!