Ícone do site Carreira Beauty Blog

Introdução ao Visagismo

Como lidar com cliente que compara preço do seu serviço de estética?

 Visagismo palavra derivada do francês VISAGE (rosto), quando trazida para o português teve o acréscimo do sufixo ISMO, que denota um grupo de pessoas que reúnem se com um cunho cientifico e/ou artístico  idealizando uma causa, são exemplos o budismo, cristianismo, iluminismo e também o visagismo, como muitos outros exemplos.

Visagismo tem profundas raízes na fisiognomia tratada de forma introdutória e sábia pelo grande filósofo Aristóteles (320 a.c.) em seu livro “Pseudo Aristóteles” (que é um compilado de vários  filósofos da antiguidade) onde citam que nosso rosto, nosso comportamento e imagem causam sensações em terceiros. Podemos notar que o visagismo é mais antigo do que poderíamos imaginar certo?  A evolução do homem exigiu um amadurecimento do visagismo na  antropologia, matemática, psicologia, símbolos arquétipos, medicina, moda, sociologia e na própria filosofia visando um embasamento acadêmico para responder questões que até antes pareciam sem respostas,  corroborando que a nossa imagem provoca sensações e percepções, e isso pode ser transformado com respeito a identidade da cliente, em essência o visagismo se torna magnânimo na sua real aplicabilidade.

Visagismo não é escolher um corte de cabelo baseado apenas num formato de rosto, cor para o cabelo dependendo do tom da pele ou até mesmo influenciando contornos faciais pela maquiagem, o visagismo acadêmico e evoluído trata a cliente de forma global, interna e externa  respeitando sua identidade.

Note se o profissional cabeleireiro que se intitula visagista atende você tratando o visagismo de forma global e evoluída com base acadêmica ou simplesmente idéias, e visões limitadas de fácil acesso.

Imagem: http://frugnus-historiska-nedslag.webnode.se/news/afrodite-venus/

Fonte: Book Pseudo Aristoteles (Spanish Edition)

Sair da versão mobile