Ícone do site Carreira Beauty Blog

Manual de Boas Maneiras para o Podólogo

Manual de Boas Maneiras para o Podólogo

Na Podologia usamos artigos invasivos e não invasivos, para identificar quais procedimento que cada artigo necessita antes de seu uso classificamos os mesmos em artigos:

Classificação:

  1. Artigos CRÍTICOS: entram em contato com tecido estéril ou sistema vascular. Penetram através da pele são evasivos. Apresentam alto risco de infecção, se contaminados. Devem sofrer esterilização.
    – Bisturis
    – Alicates
    – Fresas / Brocas
  2. Artigos SEMICRÍTICOS: entram em contato com a pele não integra. Devem sofrer desinfecção de alto nível para destruição de todos os microorganismo, com exceção de esporos.
    – Pinça
    – Estilete
    – Espátula
  3. Artigos NÃO CRÍTICOS: entram em contato com a pele intacta. Devem sofrer limpeza.
    – Aparelho de onicoorteses
    – Estojo de bisturis
    – Bandejas
    – Aplicador de gases
    – Caneta / Mandril
    – Monofilamento / Diapazão

Terminologia Aplicada

A diferenciação na terminologia caracteriza não só os processos e produtos usados na assepsia, como também, permite a perfeita situação e compreensão dos mesmos.

Assepsia: é um conjunto de medidas terapêuticas que visam impedir a introdução de microorganismo em local que não os contenha.

Anti-sepsia: prevenção do desenvolvimento de agentes infecciosos por meio de procedimentos físicos ou químicos destina­dos a destruir todo microrganismo ou eliminação das formas vegetativas das bactérias patogênicas de um tecido vivo

Antisséptico – preparação química que aplicada em tecido vivo, age inibindo a multiplicação microbiana ou destruindo-os.

Desinfecção – procedimento usado em material ou ambiente que provoca a destruição de microrganismo patogênicos e a inativação de vírus, mas não necessariamente esporos. Utiliza-se meios físicos ou agentes químicos.

Esterilização – processo usado em material ou ambiente que provoca a destruição de todos os microorganismos patogênicos ou não, inclusive esporos e vírus por meio físico ou preparações químicas.

Limpeza – remoção de material estranho dos artigos.

Degermação – remoção ou redução das bactérias da pele seja por meio de limpeza mecânica (sabões, detergentes e escovarem), seja por meio de agente químicos(antisséptica).

Bactericida – propriedade de um agente físico ou químico, matar as formas bacterianas, não necessariamente as esporuladas.

Esporicida – processo físico ou químico que elimina as bactérias não só na forma vegetativa, como também na esporulada.

Fungicida – substância ou preparação química que mata os fungos patogênicos ou não.

Esterilizante – agente físico ou preparação química que produz esterilização.

Desinfetante – preparação química que destrói os microorganismo patogênicos, inativas os vírus, mas não necessariamente mata os esporos. Usado em superfície e objetos inanimados.

Contaminação – o estado de ser sujo ou infectado.

Higienização

Processo de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais (após cada uso)

Pré-embebição (após cada uso)

Colocar o material utilizado no atendimento ao cliente em bandeja com tampa, contendo detergente enzimático. Manter o material em solução por 15 minutos ou conforme instrução do fabricante.

Limpeza (após cada uso)

Utilizar escova com cerdas de nylon.

A limpeza devera ser realizada na fase de pré-embebição

Enxaguar todo material

Abrir todos os instrumentos articulados

O profissional devera utilizar EPIs no momento da limpeza.

Secagem

Secar com pano limpo e seco ou papel

Evitar que os materiais sequem ao natural

Armazenar o artigo ou continuar o reprocessamento, dependendo de sua classificação

Inspeção

Revisar os instrumentais para verificar conservação, limpeza e secagem.

Esterilização (após cada uso)

Procedimento utilizado para destruição de todas as formas de vida microbiana. A diversos métodos de esterilização:

Estufa

A esterilização pelo calor seco, em ESTUFA, é um método apropriado para instrumentos PODOLÓGICO, que tolerem uma temperatura de 170°C. Constitui o meio mais importante de esterilização, nos casos em que a esterilização exige um tempo de aquecimento prolongado e quando o vapor sob pressão é injustificado ou indesejável.

Tempo e temperatura de esterilização:
Tempo mínimo de 2 horas a 170°C para material limpos. Após a desinfecção dos instrumentais, lavado e secado com toalha de papel descartável, coloque na estufa a 170°C, iniciando a contagem de tempo de esterilização.

Autoclaves

É a esterilização pelo vapor SATURADO SOB PRESSÃO é o método aconselhado para instrumentos reutilizável, utiliza-se vapor de água saturado para uma determinada temperatura, esta á máxima pressão.

Tempo e temperatura de esterilização:
Em geral a esterilização é feita em temperatura (Ta) de 121°C, de 15 a 30 libras de pressão por 30 minutos.

Sair da versão mobile