Ícone do site Carreira Beauty Blog

Manual de procedimento da esterilização da estufa e autoclave

esterilização equipamentos salão de beleza

Quando um material deve ser esterilizado?

Um material deve ser esterilizado quando entrar em contato com sangue, secreções ou pele não íntegra (ferimento). Por exemplo: os instrumentais utilizados pelo manicuro como alicates e espátulas, lâminas utilizadas por barbeiros e cabeleireiros e curetas utilizadas por esteticistas.

Estes materiais devem sempre passar pelo processo de esterilização após o término de cada atendimento ao cliente, pois microcortes muitas vezes imperceptíveis podem ocorrer, tornando o instrumental um possível veículo de contaminação.

Descontaminação

Os materiais que necessitam passar pelo processo de esterilização devem primeiro sofrer a descontaminação para a remoção de resíduos como sangue, pele e secreções.

O procedimento de descontaminação é feito através da fricção do instrumental auxiliada por esponja ou escova embebida em álcool etílico a 70% durante 10 minutos por três vezes, totalizando 30 minutos. Outra opção é a imersão completa do instrumental em álcool etílico a 70% por 30 minutos.Em seguida é feita limpeza com água e sabão com auxílio de uma escova; enxágüe em água corrente e secagem em papel toalha descartável.  Depois de seco, o material deverá ser devidamente embalado e acondicionado para o procedimento de esterilização.

Processos de esterilização

Vapor saturado / autoclave

Calor seco / estufa

Utilizando-se do calor seco, as estufas eliminam qualquer traço de contaminação. Há algumas recomendações para seu uso satisfatório: os materiais de metal, depois de lavados, devem ser colocados em estojos de alumínio ou aço inoxidável, tipo marmita; ou em envelopes próprios para esterilização em estufa. Com relação aos alicates, suas pontas devem  ser protegida com papel alumínio, devendo ser retirado na frente do cliente.

O tempo para esterilização deve ser contado a partir do  momento em que o termômetro longo do bulbo (mercúrio) atingir a  temperatura programada no termostato (botão do equipamento).A temperatura adequada para garantir a esterilização eficaz é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas.

Outro detalhe importante é que a estufa não deve, de forma alguma, ser aberta durante o processo de esterilização. Quando isso acontece, a assepsia dos instrumentos é interrompida.

Outras dicas para esterilização no salão de beleza

Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterelizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.

Fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal.

Leia com atenção o manual técnico de seu equipamento e siga corretamente as instruções do fabricante. Guarde o manual em local de fácil acesso para que possa ser consultado sempre que necessário.

 

Sair da versão mobile