Ícone do site Carreira Beauty Blog

Massagem e Aromaterapia

Massagem e Aromaterapia

Um abraço, um aperto de mão, um tapinha nas costas, um afago … quem não gosta destas manifestações de carinho? O toque é um sentido de extrema importância para todos os seres humanos. Daí, fica fácil entender o poder da massagem para o bem estar físico e emocional das pessoas.

Desde o seu nascimento, o ser humano reconhece algumas emoções por meio de estímulos externos. Quando um bebê é tocado pela mãe, ele sente aconchego, segurança, conforto. São sensações que podem ser traduzidas em uma só palavra: amor.

Uma pesquisa comprovou o poder do toque. Duas macacas alimentaram seus filhotes com a mesma quantidade e tipo de leite. Uma, usava em seu corpo uma vestimenta cravada de ferro. A outra, estava revestida de um algodão bem macio. Desenvolveu-se mais e melhor o filhote da mãe que usava a vestimenta mais aconchegante.

Vale lembrar também o pai da Medicina, Hipócrates: “Para se ter uma vida saudável são necessários uma massagem e um banho aromáticos diários”.

Voltando à massagem – e já entrando em Aromaterapia – podemos afirmar que qualquer técnica de massagem – reflexologia, shiatsu, ayurvédica, relaxante, drenagem linfática, thai, terapêutica – traz benefícios às pessoas. Somados aos aromas, estes benefícios se potencializam. Isto acontece porque, assim como o tato, o olfato é outro sentido bastante desenvolvido nas pessoas desde o nascimento, assim como o toque.

As manobras de uma massagem promovem aumento da circulação sangüínea, limpeza e desintoxicação do corpo, alongamento de músculos e tendões e despertam sensações de bem estar, entre outras vantagens. O toque se traduz no conforto que estamos sempre buscando – afinal, vivemos num mundo complicado, cheio de medo, raiva e falta de tempo para se fazer tudo o que desejamos.

A Aromaterapia, conforme já citei, potencializa os efeitos de uma massagem. Os óleos essenciais podem ser misturados aos cremes, óleos e géis de massagem. Quando estas misturas são usadas, o paciente tanto inala o aroma como absorve o óleo essencial pela pele. Ao atravessar epiderme, derme, hipoderme, fáscia e músculos, ele atinge a corrente sangüínea e circula por todo o corpo até ser eliminado pelas fezes e urina.

A oferta de óleos essenciais é vasta. A seguir, listo alguns bastante interessantes pensando em cada tipo de massagem. Lembro, porém, que cabe ao terapeuta avaliar cada paciente a fim de indicar quais os melhores aromas para cada momento.

Massagem relaxante: junto ao óleo vegetal de semente de uva, os óleos essenciais de pau rosa, lavanda, manjerona e lemongrass são boas pedidas.

Massagem desportiva: hortelã-pimenta, eucalipto glóbulus, noz moscada, canela e manjericão.

Drenagem linfática: grapefruit, limete, tangerina, laranja e bergamota.

Ayurvedica: os óleos essenciais são utilizados com base no dosha de cada um (vata, pitta, kapha). O terapeuta faz um diagnóstico para ver qual deles predomina em cada pessoa.

Enfim, convoco os leitores a não se privarem das maravilhas de uma massagem. Neste momento, não deixe a Aromaterapia de lado: use e abuse do poder natural dos óleos essenciais e vegetais. Vocês só têm a ganhar…

Sair da versão mobile