Ícone do site Carreira Beauty Blog

Massagem não é frescura!

Massagem não é frescura

Olá!! Neste artigo, falarei sobre a importância da massagem para nossa saúde.

Por falta de conhecimento, grande parte da população considera sua prática um luxo, algo desnecessário. Ou pior: a associam à sexualidade… Grande engano.

Conforme comentei na matéria anterior, devemos entender o ser humano como um todo: corpo, mente e espírito. E o corpo físico é quem armazena todas as experiências vivenciadas pela mente e pelo espírito. Armazenamos tudo isso em forma de tensões e contraturas musculares, dores de cabeça, alterações respiratórias e cardíacas, entre outras.

Não fomos educados a nos autoconhecer, a prestar atenção ao que diz o nosso corpo. Pelo contrário, aprendemos a tomar um analgésico silenciando o sinal de que algo pode não estar bem. Não estou dizendo para ficar sentindo dores! E sim para questionar o porquê daquele desconforto, e se ele acontece com frequência. Se a resposta for positiva, procuremos ajuda. Terapêutica e médica, se necessário.

A maioria das dores é causada por excesso de estresse, falta de descanso e de atividade física. Ainda bem!…

Neste caso, a massagem é perfeita, é a forma mais agradável de cuidar do corpo! Com ela beneficiamos a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, favorecemos o bom funcionamento intestinal, aliviamos dores articulares, promovemos relaxamento muscular e mental. A massagem reduz a produção do cortisol, o chamado hormônio do estresse, e da adrenalina; e aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bem estar e da alegria… Quanta coisa boa!!

Você ainda acha pouco? Há pesquisas comprovando que a massagem é perfeita para ser realizada, sobretudo, após o excesso de atividade física. Isso porque seu efeito é similar ao de um analgésico. A massagem faz com que nosso organismo produza substâncias anti-inflamatórias, aliviando a dor, reduzindo inflamações e acelerando a recuperação muscular.

Não é a toa que Hipócrates, o chamado “pai da Medicina”, prescrevia a massagem como recurso de alto teor terapêutico, pois sua prática estimularia as defesas naturais do organismo…

Viu?! Massagem não é frescura…

 



ANA PAULA RAMOS
Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile