Muitas pessoas acham que o visagismo é identificar o formato do rosto e dizer qual o corte ideal. O visagismo é muito mais profundo que isso. É uma palavra derivada do francês visage, que significa rosto. O profissional visagista é aquele que fará um estudo da face, analisando não só o formato do rosto, mas também dos olhos, nariz, boca, orelha, pescoço, enfim de todos elementos que compõem o rosto e o corpo. A leitura facial e corporal é fundamental para compreender o cliente, sua personalidade e seus gostos, e assim criar o look que mais adequa à imagem que quer expressar.
O que é Visagismo
O visagista não sugere somente corte, mas também maquiagem, roupas, cor de cabelo, penteado, acessórios, cartela de cores, perfumes, etc. O campo é muito vasto uma vez que se conhece o cliente. Podendo atuar em várias áreas como teatro, cinema, televisão, consultoria e coaching. Por ser um campo ainda em crescimento muitas pessoas se dizem visagistas e acabam aplicando o visagismo sem sua verdadeira essência.
O profissional visagista cria o projeto. Constrói os desejos do cliente, sendo realista e sem esquecer da saúde e bem estar. Os cabeleireiros, maquiadores, manicures, personal stylist são os executores do projeto. Fazendo uma comparação: o visagista seria o arquiteto, já os cabeleireiros e maquiadores seriam os executores . A construção da imagem não seria possível sem uma das partes.
O visagismo contribui para a auto estima dos clientes, ajudando não só na aparência mas também em sua parte emocional. E o visagista se torna uma pessoa com mais empatia, pois consegue compreender melhor o cliente, auxiliando nas suas verdadeiras necessidades. Então a próxima mais vez que você quiser dar uma repaginada, procure um visagista, com certeza ele te fará sentir especial.