Ícone do site Carreira Beauty Blog

O verão e a preocupação com o câncer de pele

o-verao-e-a-preocupacao-com-o-cancer-de-pele

Verão chegando e não se fala outra coisa a não ser ir à praia, à piscina, ficar bronzeado. Mas junto com a estação mais desejada de ano, vem à preocupação com o câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos de câncer. São mais de um milhão de novos casos por ano nos Estados Unidos e cerca de 120 mil novos casos no Brasil. Desse total, cerca de 5% são melanomas, os principais responsáveis por mortes por câncer de pele.

Basicamente existem dois tipos de câncer de pele, os melanomas e os não-melanomas, onde se enquadram os cânceres basocelular e espinocelular. Na maioria das vezes eles aparecem em pessoas de pele clara, mais comuns no tronco de homens e membros inferiores de mulheres, mas podem aparecer em qualquer região do corpo. Engana-se quem acha que os negros estão livres dessas lesões, apesar de menos frequente nessa etnia, podem aparecer sim.

Recomenda-se que pelo menos uma vez por mês você se avalie em frente ao espelho e observe suas pintas, manchas, verrugas e outras lesões para que você conheça essas lesões e observe qualquer mudança, seja na cor, no tamanho, no formato, espessura. Todo sinal deve ser avaliado.

Sei que a vida é extremamente corrida e que a maioria das pessoas não consegue realizar essa prevenção, por isso que visitas ao dermatologista são altamente recomendáveis, pelo menos uma vez ao ano. As melhores formas de prevenir o câncer de pele são o uso do filtro solar adequado ao seu tipo de pele, uso de chapéus, uso de óculos, evitar a exposição solar excessiva e prolongada especialmente nos horários entre 10 e 16 horas. Esses cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos. E lembre-se que o uso do filtro não deve ser limitado aos dias ensolarados, dias nublados e de mormaço são potencialmente lesivos.

Aproveite o que há de melhor nessa estação, mas não deixe de se proteger, proteger sua família, seus amigos e seus clientes. Reforce a importância dos cuidados com a pele, afinal somos profissionais da beleza, mas acima de tudo preocupados com a saúde dos nossos clientes!
Até a próxima!


 


MARIANA M. CARRILLO NEGRÃO
Docente e Pós graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile