Ícone do site Carreira Beauty Blog

O verdadeiro motivo para postar a foto sem maquiagem nas redes sociais

O verdadeiro motivo para postar a foto sem maquiagem nas redes sociais

Como muitos de vocês já perceberam está rolando na internet um desafio das mulheres postar uma foto sem maquiagem, é algo parecido com o “desafio do gelo”. Porém o que muitas pessoas não sabem é de onde que surgiu essa idéia. A campanha foi lançada pela escritora Robin Rice, com a proposta de questionar os padrões de beleza e intitulada “Stop the beauty madness”, algo como “parem com a loucura pela beleza”.

Não é uma campanha contra uso de maquiagem, é uma campanha sobre gostar de si mesma, sobre amor próprio. Independente de estar “montada” na produção ou não. É uma campanha para as mulheres que discordam dessa loucura dos “padrões de beleza”

“Bastam os padrões impossíveis. Basta a imagem ideal. Além de tudo, basta o sentimento de não se sentir o bastante quando se trata da nossa beleza. Chegou o momento em que uma cultura inteira de mulheres já se cansou”. É assim que a escritora Robin Rice explica seu projeto Stop the beauty madness, uma série de anúncios criados para chocar ao mostrar o que existiria por trás das tradicionais campanhas publicitárias.

O blog “Mas não me diga?” listou 7 motivos que as pessoas não entenderam a campanha #StopTheBeautyMadness:

#1 CADÊ A HASHTAG?

A campanha foi lançada com a hashtag #stopthebeautymadness, justamente para fazer referência à gravidade do problema que enfrentamos, dos distúrbios e doenças que existem por causa dessa loucura, paranoia e obsessão pela beleza. Mas muitas mulheres estão participando só por participar, colocam #semmaquiagem, #semfiltro ou #nomake e #nofiltre, indica outras três amigas e só, ou seja, nem sabe da campanha por trás disso.

#2 AINDA VEMOS FILTRO E MAQUIAGEM

Pior do que as pessoas que participam do desafio por participar, são aquelas que trapaceiam. Com certeza você viu algumas garotas que postaram foto com maquiagem discreta, bem leve, para dizer que estão sem nada, gente, já que é para brincar, brinquem direito.

#3 ZOEIRA

A zoeira não tem limites e nunca acaba, não seria diferente nesta campanha. Muitas pessoas participam para zoar e é claro que a gente tá se divertindo muito com isso também, inclusive não parem! Mas em muitos casos, a zoeira repercute mais que a campanha de verdade. Fugindo ainda mais do propósito (por isso resolvemos criar esse artigo)

#4 VERGONHA

Algumas não estão participando por vergonha ou até postam, mas culpam as amigas, dizendo na legenda “Fulana, por que você fez isso?” ou então “Fulana, vou te matar”. As pessoas não estão participando porque querem refletir sobre o problema dos padrões de beleza impostos pela sociedade, mas por obrigação, e ainda quando postam, ficam com vergonha, com medo do julgamento que as outras pessoas vão fazer.

#5 QUEM NÃO CUMPRE, PAGA

A ideia inicial da campanha seria participar, indicar outras pessoas para participar e só. Mas não, temos visto absurdos por aí como: se você não posta a foto, tem que pagar R$ 100,00 de maquiagem para a amiga, e o pior, tem gente que tá preferindo pagar, também pela vergonha citada acima.

#6 CRIANÇAS PARTICIPANDO

Acreditem, têm meninas de 10, 12 anos participando, como assim? Quando eu tinha essa idade eu não podia chegar perto do estojo de maquiagem da minha mãe e agora as próprias crianças estão se maquiando no dia-a-dia para irem à escola. Tem alguma coisa errada aí.

#7 IGUAL BALDE COM GELO SEM DOAÇÃO

O desafio #icebucketchallenge arrecadou milhões para a campanha pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mas também vimos muitas pessoas apenas brincando, jogando um balde com água e gelo na cabeça e doar que é bom nada.

Veja um vídeoclipe bem legal que mostra a idéia da campanha #StopTheBeautyMadness

Sair da versão mobile