Ícone do site Carreira Beauty Blog

Plano de negócios é o 1º passo para o sucesso do seu negócio

plano-de-negocios-e-o-1o-passo-para-o-sucesso-de-uma-empresa

Antes de abrir seu próprio salão de beleza (clínica de estética ou Spa) e investir o dinheiro poupado por anos, o futuro empresário deve colocar a ideia no papel e produzir um material que o ajude a não transformar o novo empreendimento em um “voo cego”. Conhecido como plano de negócios, trata-se de um projeto que lista todos os requisitos que podem levar a empresa a se tornar um sucesso, mas que também tenta prever as dificuldades que existirão até que haja retorno financeiro do empreendimento. Além de servir como um “passo a passo”, ele é fundamental para que o empresário consiga atrair investidores e empréstimos, dizem especialistas.

“Segundo uma pesquisa da escola de negócios da Universidade Harvard, nos EUA, um plano de negócios bem feito garante o sucesso de 60% dos empreendimentos. Ele contém as diretrizes e é fundamental para transmitir credibilidade. Bancos e outras instituições financeiras também exigem esse projeto para conceder empréstimos”, diz o professor da Business School São Paulo (BSP) Edison Kalaf. “É um balizador da tomada de decisões na nova empresa e tem que ser constituído próximo da realidade para se revelar um norteador”, afirma o consultor do Sebrae-SP, Renato Fonseca.

Segundo o Sebrae, o plano de negócio é o mapa do empreendimento. Ele descreve os objetivos e que passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Confira um passo a passo de como montar um plano de negócios

Sumário executivo
O sumário executivo é um resumo do plano de negócio. Não se trata de uma introdução ou justificativa e sim de uma síntese contendo seus dados mais importantes: resumo dos principais pontos do plano de negócio; informações dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; dados do empreendimento; missão da empresa; setores de atividades; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social; fonte de recursos.

Análise de mercado
Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos e serviços, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções, se conhecê-los melhor.

Plano de marketing
Aqui você deve descrever os principais itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão prestados. Informe quais são as linhas de produtos, especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc.
Analise a possibilidade de ter um preço competitivo ou que ofereça um diferencial para o seu cliente. Observe as melhores localizações para o seu empreendimento considerando as características do seu público-alvo. Oferecer comodidade de acesso para seus clientes pode melhorar o desempenho do seu negócio. Avalie as promoções que você poderá fazer. Faça sua marca ser conhecida, fidelize seus clientes.

Plano operacional
Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis etc.) e das pessoas no espaço disponível.

Plano financeiro
Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado pelos Investimentos fixos; Capital de Giro; Investimentos pré-operacionais. Definidas quais serão suas despesas com pró-labore, funcionários, luz, água, aluguel, telefone, fornecedores, tributos, financiamentos, serviços terceirizados e outras despesas de sua empresa, você conseguirá projetar sua meta de vendas. Suas vendas deverão ser suficientes para pagar todos os compromissos e, preferencialmente, sobrar uma reserva para que a empresa possa fazer novos investimentos.

Avaliação estratégica
Saiba quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa. Conheça suas oportunidades e ameaças. A análise dos pontos fortes e fracos assim como das ameaças e oportunidades (F.O.F.A.) levará você a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado.

Avaliação do plano de negócio
Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O plano de negócio, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá auxiliá-lo a tomar decisões mais acertadas, assim como a não se desviar de seus objetivos.

Clique aqui para baixar uma cartilha que o SEBRAE criou com um passo a passo para elaborar um plano de negócios.

Sair da versão mobile