Ícone do site Carreira Beauty Blog

Salão de Beleza: SEBRAE fala dicas para abrir e gerenciar este negócio

Veja algumas dicas do SEBRAE sobre a abertura e gerenciamento de um salão de Beleza.

1. O espaço físico de um salão de beleza deve seguir alguns padrões para otimizar e organizar o espaço. É recomendado ter uma recepção para receber os pagamentos e fazer os agendamentos. Funcionários uniformizados passam imagem de profissionalização do negócio.


Super Recomendo!


2. Em um salão de beleza, uma sala de espera com revistas, água e café torna a espera dos clientes mais confortável.

3. Antes de montar um salão de beleza, conheça o mercado e saiba que preço praticar. É importante calcular quantos cabelos e unhas deve fazer no mês para não ter prejuízo. Uma boa gestão é fundamental para garantir a saúde da empresa. Conhece pouco de finanças? Veja nossa sugestão de curso aqui.

4. Em um salão de beleza, é importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionador. Usar quantidades adequadas para cada cabelo ajuda a reduzir o desperdício de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.

5. Quando for montar um salão de beleza, prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica. Isso ajuda a reduzir o valor da conta de luz e diminui o custo de operação do salão.

6. O ambiente de um salão de beleza deve ser agradável, claro e limpo. Plantas ajudam a decorar e dar leveza ao local. Dependendo de onde é o salão, é necessário dispor de estacionamento para clientes.

7. Os utensílios de manicure e pedicure, como alicates e espátulas, devem ser esterilizados toda vez que forem usados. Há aparelhos específicos para isso no mercado, como autoclaves. Os preços variam de R$ 1 mil a R$ 10.000.

8. As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite. A Anvisa dá instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site www.anvisa.gov.br. Ao fazer um curso de Manicure em uma instituição você aprende Técnicas de higienização e Esterilização. Faça Agora

9. Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é importante para fidelizar o público e garantir a saúde das funcionárias. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.

10. Ao montar um salão de beleza, tenha os produtos da moda, de qualidade e ofereça opções ao cliente. Acompanhe as tendências em cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.

11. O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são importantes para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é fundamental.

12. O sucesso de um salão de beleza depende de uma boa gestão e da escolha certa dos produtos que o empreendedor vai utilizar. Boa iluminação é fundamental para quem tonaliza cabelos e faz maquiagem.


Super Recomendo!


Sair da versão mobile