Ícone do site Carreira Beauty Blog

Treinar bem a recepção é um bom negócio para seu salão de beleza

Recepção – A arte do bem atender

Quando falamos em salão de beleza a idéia que logo vem na cabeça é de uma equipe de profissionais preparado para embelezar e mudar o visual. Na verdade tem um fundamento muito mais profundo na relação com o cliente cujos anseios devem ser plenamente satisfeitos, disso depende a conquista permanente. Um bom atendimento, por exemplo, é fator fundamental para a presença do cliente no salão de beleza.


Super Recomendo!


Vejo que um dos pontos de gargalo de diversos salões de beleza está na recepção. Observo que na recepção é onde tudo acontece. Este local tão menos prezado por todos é o grande termômetro de como o salão de beleza está se comportando perante o mercado. É ali que se marcam os atendimentos, que sabemos quem é quem dentro do salão, estudamos o perfil de nossos clientes, sabemos quais são os profissionais mais queridos e os mais odiados, que todas as reclamações vêm parar e onde todos os clientes buscam respostas e soluções.

Treinar bem a recepção é um bom negócio para seu salão

É o local onde, literalmente, a pessoa que ali trabalha, está com o ouvido no telefone, a mão no caixa, os olhos nos produtos. Pobres recepcionistas, tão atacadas e tão pouco reconhecidas. Não estou aqui para fazer a defesa dessas pessoas, mesmo porque se algo vai mal à recepção a culpa não é delas e sim de quem as contratou.

Tenho percebido que, hoje em dia, o atendente não tem muita noção de abordagem. Às vezes, o deslize é tão grande que o cliente acaba chateado e irritado, influenciando o seu comportamento dentro do salão de beleza.

Hoje você precisa na sua recepção de pessoas que saibam encantar e vender. A recepção do salão de beleza é o seu cartão de visita; portanto, a atitude do pessoal da recepção deve refletir a postura do salão em relação ao cliente.

Poucas atitudes são mais desejadas e até exigidas no mundo profissional do que a responsabilidade. Atitude responsável é o que pavimenta o caminho para a confiança e para a lealdade. Até podemos perdoar aqueles defeitos que podem ser corrigidos mediante algum treinamento, como a recepcionista que não foi assim tão simpática, ou o caixa que está meio atrapalhado, pois entendemos que está em processo de educação. Ineficiência é compreensível. Irresponsabilidade não.

Quero compartilhar com você algumas recomendações para melhorar a desempenho da sua recepção, afinal não precisa ser uma deusa da beleza, mas precisa ser educada, paciente, controlada, atenciosa, estar sempre bem maquiada, alegre, e saber atender o telefone, existem salões que optaram pelos homens na recepção, a regra vale para eles também, cabelo bem cortado, rosto barbeado, gentil, educado. A recepção é a “cara” do seu salão. É com ela que as pessoas vão ter o primeiro contato, se for desastroso, adeus cliente! Uma regra de marketing diz que um cliente fala para meia dúzia de pessoas. O insatisfeito, para duas dúzias… Pensemos por nós mesmos numa situação em que tenhamos sido mau atendidos. A gente sempre lembra onde foi.

Não tem jeito. Foi ela quem escolheu a profissão, portanto, quando chega de manhã está cheirosa, arrumada e tudo mais. Passada algumas horas, tem que dar uma olhada no espelho, escovar sempre os dentes depois de comer qualquer coisa, mesmo aquele lanchinho que fica em baixo do balcão… Chegou um cliente. Rápido! Rápido! Esconde tudo! Basta um restinho preso entre os dentes para estragar a aparência.

Alguns pontos que merecem atenção na qualidade do atendimento da recepção:

• Presteza – agir com prontidão.
• Comunicar-se adequadamente – gírias, frases feitas, nem pensar…
• Ouvir atentamente – Nada é mais desagradável do que termos de ficar repetindo
tudo para que sejamos compreendidos.
• Educação – postura, cordialidade, cumprimentar o cliente.
• Conhecimento da cliente – chamar a cliente pelo nome, quais os tipos de
serviços que utiliza frequentemente, saber qual o profissional que atende.
• Estar atenta a quem entra e sai do salão – clientes x fornecedores x
funcionários.
• Aparência – não esqueça que vendemos beleza, moda.
• Despedida – agradeça o cliente pela presença. De nada… O que é isso? Quem
disse que você está fazendo algum favor ao cliente. Responda sempre: “Eu é que
agradeço e volte sempre”

Para finalizar trabalhe com amor e dedicação, tratando seu cliente como gostaria de
ser tratado! Treinamento é um processo extenso, mas o resultado é surpreendente,
vale a pena experimentar!

Estou aberto a críticas e, principalmente, a sugestões construtivas.
Preciso ter, mais uma vez, certeza de que estou escrevendo aquilo que o cabeleireiro
ou proprietário do salão quer realmente ler. Escreva, critique, dê palpites!
Deus Abençoe, até a próxima edição…


Super Recomendo!


Sair da versão mobile