Ícone do site Carreira Beauty Blog

Tricologia resumida para principiantes

tricologia resumida para principiantes

Temos entre 100.000 a 150.000 fios de cabelo que crescem em média 12cm/ano e têm de 30 a 120 mícrons de diâmetro.

É normal perdermos de 50 a 100 fios de cabelo por dia.

Este tem início na derme (tecido conjuntivo ! É por isso que sentimos dor ao arrancar um fio, se ele começa na derme está ligado a nervos) e é formado por queratina. O folículo piloso é o responsável pela formação da haste capilar. As principais partes do fio de cabelo são: Cutícula, córtex e medula.

Cutícula: É a principal barreira à permeação de agentes químicos, possui função de proteção e  é por isso que temos que “abri-las” quimicamente quando queremos colorir o cabelo por exemplo… Assunto para mais tarde. É composta de 6 a 10 camadas de células de queratina sobrepostas, coesas por um “cimento” de aminoácidos. São células translúcidas, sem pigmento.

Córtex:  É o responsável (70 a 90%)  pela “massa”, “conteúdo” do cabelo. É formado por células em forma de “fusos” ligados uns aos outros. A queratina do córtex apresenta carga negativa, o que permite reter partículas com carga positiva ( ativos de cremes de tratamento, condicionadores, ampolas , etc). É aí que estão presentes as melaninas , as responsáveis pela cor natural do cabelo. A tintura e o descolarante atuam principalmente no córtex.

Medula: Contém células anucleadas ( sem núcleo), lipídeos e grânulos pigmentados com as melaninas.

Cabelo asiático: Possui a secção transversal (corte transversal do fio) mais grosso e cilíndrico – 1ª foto de cima para baixo.

Cabelo africano: Possui a secção transversal achatada e fina com diâmetro muito pequeno, é o cabelo crespo, por isso são cabelos muito frágeis – 2ª foto.

Cabelo caucasiano : Possui a secção transversal variada, quase elíptica. Pode ser de ondulado a cacheado – 3ª foto.

É devido a esse tal de “ciclo capilar” que de vez em quando  temos a impressão de que estamos ficando “careca”, mas não estamos, o que acontece é que o cabelo também tem um ciclo de vida, mais ou menos como “nascer, crescer e morrer’, então vamos às explicações:

Fase anágena: Queda e início do crescimento . Tempo: de 3 até 4 anos.

Fase catágena: Há regressão do folículo e a queratinização da base do cabelo.Tempo: 3 a 4 semanas.

Fase telógena: Fase de repouso, dentro do folículo piloso encontra-se a raiz queratinizada.



Solange Peretti
Química e pós-graduanda em Cosmetologia
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos.
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile