Ícone do site Carreira Beauty Blog

Você conhece mesmo a técnica do Shiatsu?

voce-conhece-tecnica-shiatsu

Talvez você já tenha ouvido falar do Shiatsu… Mas você sabe exatamente o que é isso? O Shiatsu é uma técnica de massagem oriental, muito utilizada dentro da massoterapia.

A origem da palavra é japonesa, onde SHI = Dedo e ATSU = pressão, formando, assim, pressão com o dedo. Entretanto, a pressão pode ser realizada com os dedos, palmas ou cotovelos. Pode ser realizado por cima da roupa, sem óleo ou creme.

O objetivo da técnica é corrigir bloqueios energéticos, aliviando dores e desconfortos, e promover relaxamento muscular e mental.
E a parte que considero mais admirável: assim como as demais técnicas baseadas na filosofia oriental, entende o homem como um ser integral, como parte do universo, cuja expressão é a somatória de componentes físicos, mentais e espirituais, em constante relação com a natureza e com todos os seres humanos. Sua ênfase é na saúde, e não na doença.

Isso não é maravilhoso? Lembrar que somos parte do universo, e que devemos procurar estar em harmonia conosco e com o todo, pois somente assim nos sentiremos inteiros… Esta terapia age também sobre o sistema nervoso e glandular, harmonizando seu funcionamento e contribuindo para o equilíbrio orgânico. Ainda que o indivíduo não apresente nenhuma enfermidade, ele sempre sairá da sessão se sentindo mais relaxado, com mais energia, com mais saúde. E o que é necessário para aplicar o Shiatsu? Fazer um curso adequado, que ensine os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a prática da técnica. Há cursos rápidos, para conhecimento básico, e aplicação para relaxamento. Mas há também cursos mais extensos, onde são ensinados diferentes métodos orientais de avaliação, bem como o tratamento adequado a cada caso.

É importante lembrar que o Shiatsu não substitui, de maneira alguma, o tratamento médico, mas auxilia na recuperação do indivíduo, pois mobiliza sua energia interna, estimulando as defesas naturais do organismo. Seu principal objetivo é a percepção de que além de funções físicas o corpo é a expressão do estado emocional e mental de todo ser humano. Suas características refletem a personalidade e a história de cada um de nós. Cabe a nós percebermos e nos tornarmos responsáveis pelo bom funcionamento de todo este intrigante
sistema.

Massagem… Existe forma mais prazerosa de se conhecer, e ainda cuidar da saúde? Eu duvido…

 



ANA PAULA RAMOS
Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile