Como lidar com profissionais que se acham estrelas no salão?

Geralmente ouço muitas reclamações de proprietários de salões a respeito de “cabeleireiros estrelas”. Realmente não é fácil lidar com esses profissionais, alguns saem do meio da periferia e acabam tendo sucesso dentro de algum salão. Vale pena estendermos um pouco o assunto e para entender como chegam a esse ponto. Não é muito difícil perceber que dentro de cada um de nós sempre houve um desejo de ser uma “estrela”, alguém popular, conhecido por todos, o problema é quando isso começa a se transformar em orgulho. Não podemos esquecer o exemplo de Lúcifer, ele já ocupava uma posição privilegiada no céu, mas a soberba tomou conta dele e ele se rebelou contra Deus, por causa disso, Deus criou o inferno e lançou ele e a teça parte dos anjos para lá. Um profissional quando entra para trabalhar no salão, no início é tudo maravilha, até ele (a) começar a se destacar dos outros no faturamento e quantidade de clientes, logo começa o estrelismo. As consequências dessa atitude são péssimas para a equipe, “mas ele se garante no faturamento” e se alguém reclamar até mesmo os donos, ele ameaça de pegara clientela e ir para outro salão, os assistentes, as manicures e até as recepcionistas são mal tratados por esse tipo de profissional.

Mas como lidar com essa situação?

Primeiro é importante destacar que eu já trabalhei com vários profissionais que chegaram a se destacar em nosso meio e continuaram sendo humildes e tratando bem a todos. Creio que uma boa estratégia para lidar com essa situação é preparar o profissional desde o começo para ser uma estrela, afinal todos nascemos para brilhar, não importa se você vai brilhar no salão na garagem da sua casa, ou em um grande salão destacado pela mídia. Para os médios e grandes salões eu recomendo uma mudança de mentalidade dos lideres, é preciso inovar, criar um plano de carreira para o profissional, onde ele (a) sinta que ali é o melhor lugar para ele brilhar, algumas franquias já desenvolvem esse trabalho, porém falta treinamento especifico para os gerentes, seriam eles que deveriam incentivar essa galera, mas isso no caso de franquias e salões que tem gerenciamento contratado. Experimentem incentivar a equipe, façam reuniões, pergunte a onde eles querem chegar, mostre um novo horizonte pare esses profissionais, seja através de novos cursos, marketing pessoal, palestras, etc. Sei que isso depende muito da vontade de cada um de querer crescer, mas creio que para lidar com as estrelas do salão a melhor maneira é participar do crescimento deles, apoiando-os e orientando-os a não cair em soberba.


 

Fernando Paravano
FERNANDO PARAVANO
Cabeleireiro, maquiador e consultor de salão de beleza
+ Veja mais artigos

 



Fernando Paravano é cabeleireiro e maquiador a 16 anos, trabalhou nos melhores salões de São Paulo e se especializou nas técnicas de corte das academias Tony Guy e Vidal Sassoon, ministra cursos e palestras em feiras, centros técnicos e salões de beleza, com uma didática diferenciada tem cativado um publico alvo em seu trabalho, também presta consultoria para novos empreendedores na área da beleza, dentro e fora do Brasil. Contatos: (11)97158-3245


3 thoughts on “Como lidar com profissionais que se acham estrelas no salão?

  1. Dulce

    Muito ruim esse texto, hein!?? Falou, falou e não deu nenhuma dica concreta sobre como lidar com essas pessoas desagradáveis que se acham estrelas. Plano de carreira!?? Tá falando sério??? Perda total do meu tempo.

    Reply
  2. JANILDA CARNEIRO DA SILVA

    Perfeito,adorei ter lido sua matéria, novos conhecimento para meu dia a dia no salao de beleza obrigada.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *