Escolha perfeita: as cores do ano transmitem paz e tranquilidade

pantone2016

Ufa, passou o Carnaval…
Que comece 2016!! Com o pé direito e com as cores certas… E quais seriam elas?
Segundo a Pantone, empresa americana responsável pela criação do maior e mais importante sistema de cores usado pela indústria gráfica e, portanto, pela publicidade, comunicação em gerapantonepantonel, design, moda, etc, as cores escolhidas para 2016 são:

ROSE QUARTZ (um tom de rosa) e SERENITY (uma tonalidade do azul claro)

As cores do ano 2016

A escolha por duas cores é um fato inédito, e se baseou em ideias muito nobres: a primeira razão seria pelo que as duas cores representam e estimulam. A empresa considera o Rose Quartz um tom persuasivo, porém gentil. Transmite paz, conforto e harmonia; e o Serenity, por sua vez, transmite a sensação de calmaria, tranquilidade e relaxamento.

Diante de um mundo moderno e estressante, os consumidores necessitam cada dia mais, de bem estar e equilíbrio mental. É o que essas cores buscam transmitir… A escolha também estaria relacionada à tendência de igualdade e à mistura de gêneros, à busca pela fluidez nas relações.

Como a escolha já havia sido divulgada no ano passado, algumas empresas já pegaram carona na novidade. Foi o caso da marca Sephora, que lançou uma linha de produtos nas respectivas cores.

pantone-sephora

E para nós, no dia a dia, o que essas cores representam e irradiam? Vale lembrar que cada cor emite uma frequência de onda, e é essa frequência que promove alterações, desencadeando as sensações desejadas. Se a aplicação for feita levando em consideração os ensinamentos da cromoterapia, desencadeará também processos fisiológicos, sempre com o objetivo de beneficiar o indivíduo.

ROSA

Definitivamente a cor do amor, abre o coração, ensina o amor incondicional e a auto estima, traz conforto e aconchego à alma, proporciona leveza e suavidade, acalma e relaxa. Por esses e outros motivos deveria estar presente em todos os cômodos da casa, em objetos, pinturas ou desenhos, por exemplo. Essa simples atitude suaviza todos que ali convivem, o rosa diminui a agressividade e favorece a amorosidade. Então, mãos à obra: basta colocar flores frescas nesta cor, assim como quadros, enfeites, lençóis, toalhas ou almofadas. Se optar por usar a linda pedra de quartzo rosa, coloque junto a ela um quartzo verde, para equilibrar a energia. O quartzo rosa, sozinho, pode tornar o indivíduo muito sensível e emotivo, e não desejamos desequilíbrios ou excessos… Acrescente o quartzo verde!

http://bit.ly/mailcbahz

A ação orgânica do rosa está relacionada ao equilíbrio da corrente sanguínea e à produção de células sanguíneas.

AZUL

Cor suave que produz calma, tranquilidade, paz e segurança. Favorece a atividade intelectual e a meditação. O azul nos ajuda a verbalizar tudo aquilo que está dentro de nós. É aconselhável a utilização do azul em ambientes sujeitos a muita tensão e contrariedades.

Sua ação orgânica é vasta, sendo a cor de maior propriedade terapêutica, pois produz efeito calmante, analgésico, antisséptico, bactericida, adstringente. Indicada para casos de insônia, nervosismo, taquicardia, hipertensão arterial, estado febril, inflamações, dores em geral.

Seu uso não é indicado apenas em casos de depressão, melancolia, estupor (nesses estados se faz necessário o uso de cores quentes).

A ação energética do azul é de proteção e segurança, e por transmitir a sensação de segurança, sempre que for apresentar uma ideia ou projeto, ou mesmo fazer uma entrevista, é aconselhável o uso dessa cor. Ela dá credibilidade àquilo que está sendo dito.

Enfim, a Pantone foi muito feliz na escolha das cores para 2016… Que essas energias estejam sempre presentes!

Namastê…



Ana Paula Ramos

Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.


One thought on “Escolha perfeita: as cores do ano transmitem paz e tranquilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *