Pular para o conteúdo

10 dicas para sua carreira no setor de beleza

10 dicas para sua carreira no setor de beleza

1. Se você não tem paixão pela arte e negócios sobre cabelo, então você está apenas cortando cabelo.

A chave de sucesso para um profissional da beleza é a paixão. Paixão pela arte, paixão por cabelos, paixão em aumentar a autoestima das pessoas. A paixão tem que estar em todos o negócio. Se você está contratando pessoas com pouca paixão e brilho nos olhos, então você está perdendo o maior motivo que leva o sucesso a empresa e sustentabilidade.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


2. Não importa seu nível de experiência, você deve sempre estar estudando.

Os estudos não terminam após você concluir um curso de cabeleireiro. Você será sempre um estudante nessa jornada.

Tendências e técnicas estão sempre mudando e evoluindo, e é parte do seu trabalho estar sempre atualizado. Você consegue ficar antenado participando de feiras, congressos, assinando revistas, formando relacionamentos com distribuidores e fornecedores, e também consumido informação pela internet como o site do Carreira Beauty . Olha nós aqui! 😉

O Carreira Beauty ajuda a construir melhores equipes, tornar-os melhores profissionais e no geral, constrói um melhor negócio. Não há mais nada divertido do que quando um grupo de profissionais de beleza apaixonados ficam juntos!

3. Crie uma memorável experiência ao cliente e repita sempre.

Os salões deveriam seguir uma frase de Aristóteles

[quote]“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”[/quote]

Assim, a fim de criar a melhor experiência para seus clientes, você deve ser único e o mais coerente possível.

Não se preocupe, consistência não precisa ser caro.

Por exemplo, uma vez um salão deixava bombons na recepção para os clientes do salão. Um dia, eles retiraram os bombons grátis na recepção. Para a sua surpresa, os clientes questionaram porque não tem mais bombom. Mesmo que fosse apenas um pequeno detalhe de sua experiência, os clientes tinham a expectativa de ganhar deliciosos bombons após seus serviços.

Presta atenção em pequenos detalhes que fazem toda a diferença no impacto da experiência. Pense fora da caixa e seja criativo!

Seja único, consistente e verdadeiro consigo e com o salão de beleza

4. A liderança excepcional é a chave para o sucesso organizacional de um salão de beleza.

O principal erro nos salões é a falta de liderança e responsabilidade. Todo salão deve ter políticas e procedimentos a serem seguidos rigorosamente.

As políticas e procedimentos devem ser simples e precisas. Para que todos possam entender, precisa ser bem explicado e de fácil compreensão.

Precisa ter regras e regulamentos dentro do salão. Essa regra tem que ter a assinatura de cada membro da equipe, confirmando que eles leram e entenderam cada regra.

Isso ajuda a definir um padrão em seu salão de beleza, e todo mundo realiza suas tarefas melhor quando está claro quais são as expectativas da empresa.

5. Foque em contratar e trabalhar com o melhor time de profissionais da beleza

Donos de salões e funcionários se beneficiarão com essa dica. Os salões mais bem sucedidos possuem uma equipe de profissionais que compartilham da mesma missão e, acima de tudo, valorizam um aos outros.

Como empregado ou freelancer, se você se sentir desvalorizado, desmotivado, ou simplesmente não quer cooperar com sua equipe, considere procurar um outro lugar para trabalhar. Ficar em um salão que te arrasta lá embaixo é ruim para seu desenvolvimento pessoal e profissional e também para o salão.

Quanto aos proprietários do salão, é de sua responsabilidade contratar pessoas que trabalham bem em equipe, e o mais importante, criar um ambiente de trabalho que inspira e promove um bom relacionamento entre a equipe.

6. Faça boas ações e seja reconhecido e valorizado no seu bairro.

Seja um líder no seu bairro, promova ações comunitárias, por exemplo, corte de cabelo de graça para quem precisa. Promova ações que ajude seu bairro e assim todos os holofotes estão para você e consequentemente para seu negócio.

7. Trabalhar em salão pode ser caótico, mas nunca perca o seu profissionalismo.

Há quem diz que ser Cabeleireiro é um dos “empregos menos estressante”, mas vamos concordar que não, né?

Então da próxima vez que você estiver fazendo escova em um cliente, enquanto outro cliente está com tinta no cabelo, e o terceiro cliente chega 20 minutos mais cedo, não se estresse e lembre-se:

Nunca perca seu profissionalismo! O profissionalismo é a chave crucial para o sucesso, e aqueles não possuem, estão fora de qualquer negócio.

Isso não quer dizer que para ser profissional precisa ser rígido e formal – seja humano – mas há regras básicas de profissonalismo que devem estar nas raízes de qualquer negócio.

8. Sempre procure novas estratégias de marketing que coloque o seu trabalho no centro das atenções.

Salões e profissionais autônomos devem estar sempre a procura de estratégias de marketing para manter o foco em seu trabalho.

Redes sociais podem aumentar a clientela do seu salão (se souber usar corretamente), nunca misture sua conta no Facebook pessoal com a sua profissão. O site do Carreira Beauty é um bom canal para você montar um portfólio online, com fotos dos seus trabalhos para depois você mostrar a seus clientes. É também um canal de comunicação entre você e futuros clientes.

9. Cobre o que é justo e não se sinta culpa.

Os custos de serviço podem variar dependendo da localização e experiência, mas um erro que muitos profissionais da beleza comentem é cobrar muito abaixo pelo seus serviços.

É comum ver profissionais se desvalorizando, cobrando barato (até aqueles que possuem mais experiência), e alguns deles tomam essa decisão com medo de perde cliente.

É hora de acabar com isso

Aqui vai algumas sugestões de achar o valor certo a cobrar:

a) Quanto você quer ganhar por hora? (seja realista)
b) Sabe qual é o valor cobrado pelos profissionais do seu bairro?
c) Veja os custos dos produtos que você gasta

Se você é proprietário de salão, você vai ter que considerar os custos fixos de empresa (aluguel, água, luz) e quais são suas metas trimestrais e anuais de receita.

10. Compartilhe seu conhecimento

Por fim, o último e mais importante para a vida e importante para o seu negócio. Ensinar os outros você sempre estará aprendendo mais. Por exemplo, se você é um cabeleireiro senior, seja mentor de seu assistente. Ensine seu auxiliar suas técnicas e sabedoria. Lembre-se que um dia você começou lá de baixo também.

Você concorda com essas 10 dicas? Deixe um comentário 😉


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


10 comentários em “10 dicas para sua carreira no setor de beleza”

  1. TUDOOO de maravilhoso!! estou começando a carreira como manicure. mas, meu foco também é como desing de sombrancelhas, alongamento de unhas e outros…

  2. Gostei muito ,acho muito importante o trabalho em equipe .Tenho salão há 15 anos e sempre tive dificuldade de formar equipe, contratava profissional sem experiência e treinava, mas não tinha retorno pois eles aprendiam e depois saiam minha frustração era muito grande pois nunca consegui fazer minha equipe amar o que faz e querer crescer , se sentir motivado.

    1. Olá Ilsa, acho que você já tem a resposta, como você já disse essa parceria deve ampliar os seus negócio, certo? Lembre-se que uma parceria tem que ser bom para os dois lados. O motivo que as empresas e pessoas fazem parceria é que elas alavanquem seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.