Ícone do site Carreira Beauty Blog

5 ideias para seu negócio de beleza sobreviver no período de crise

como-vencer-a-crise

como-vencer-a-crise

A crise atinge todos os negócios, inclusive no setor de beleza, aprenda como a driblar a crise.

No final do mês de março, o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB do ano de 2014. O cenário, que já não estava bom, se tornou desanimador. A retração econômica é evidente, e essa não foi a única, nem a última má notícia recebida. Nenhum setor está imune à crise, mas é possível se preparar e encontrar alternativas para sobreviver nesse período em que o volume de clientes está diminuindo.


Super Recomendo!


O primeiro passo para combater a crise é esquecer o discurso: “Serviço de beleza é supérfluo e a primeira coisa que o cliente vai cortar do orçamento”. Para muitos, o cuidado com a beleza vai além da vaidade, é uma necessidade de saúde, uma exigência do mercado de trabalho, etc. Deixado esse pensamento de lado, veja algumas ações que você pode fazer para reverter o período de crise e manter o faturamento do seu negócio.

Divulgue o seu trabalho

Se as suas clientes diminuíram a frequência do seu serviço está na hora de você expandir seus horizontes e conquistar novos clientes. Existem várias formas de fazer a divulgação do seu trabalho, uma opção barata é utilizar das redes sociais para alcançar potenciais clientes. Crie uma página com as suas informações, fotos dos seus trabalhos e uma espaço para futuras clientes entrarem em contato.

Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.

As fotos são muito importantes para as clientes conhecerem o seu trabalho. É muito mais impactante você mostrar um antes e depois do que dizer a elas que conhece a técnica x,y ou z.

Faça promoções

Esse é um tópico meio polêmico, muitos profissionais acreditam que uma promoção é a desvalorização do trabalho do profissional. Promoções são boas oportunidades de aumentar o volume de clientes no seu negócio e captar novos clientes, mas devemos ter bom senso ao criá-las e algumas dicas podem facilitar:

Vamos a um exemplo prático!

Suponhamos  que você cobre R$ 20,00 no serviço de manicure e queira fazer uma promoção. Antes de tudo você precisa saber de duas coisas: qual o seu custo líquido por atendimento, que seria os gastos com material, aluguel, etc e qual é o seu lucro em cada atendimento.

Se você fizer uma promoção dando 50% de desconto fica claro que você não conseguirá cobrir o custo líquido do seu serviço e no final sairá no prejuízo.

Se você decide oferecer 15% de desconto a margem de lucro diminui, mas você não fica no negativo. Isso não parece tão ruim. Até que percebamos que precisamos atender praticamente 50% mais clientes apenas para manter o lucro mensal.

Faça parcerias

Parcerias podem ser um bom caminho para quem está buscando novas clientes. Empresas, são uma boa opção, visto que está em alta a tendência de oferecer benefícios relacionados ao bem estar para os funcionários. Se você é uma esteticista entre em contato com as dermatologistas do posto de saúde e consultórios da sua região que não tenham serviços estéticos e faça uma proposta de parceria para ela indicar os seus serviços aos pacientes. Em troca você pode indicá-la como médica das suas clientes.

Diversifique!

Agregar serviços aos seus clientes é uma boa opção para a época de crise. Você pode aprender uma nova habilidade, por exemplo, se você é esteticista, pode fazer um curso de depilação ou manicure, se você é cabeleireiro pode fazer um curso de maquiagem. Uma outra oportunidade é se tornar um consultor de vendas de cosméticos e promover eventos – dia da beleza, chá com mulheres – em casa ou no salão.

Valorize a suas clientes

Crie um programa de indicação onde você recompense seus clientes por recomendar de novos clientes. É muito importante pensar como você irá controlar e gerenciar as informações deste programa. Você pode testá-lo com poucos clientes inicialmente, assim você tem tempo de corrigir pequenas falhas que possam se tornar uma dor de cabeça.


Super Recomendo!


Sair da versão mobile