Pular para o conteúdo

5 ideias para seu negócio de beleza sobreviver no período de crise

como-vencer-a-crise

A crise atinge todos os negócios, inclusive no setor de beleza, aprenda como a driblar a crise.

No final do mês de março, o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB do ano de 2014. O cenário, que já não estava bom, se tornou desanimador. A retração econômica é evidente, e essa não foi a única, nem a última má notícia recebida. Nenhum setor está imune à crise, mas é possível se preparar e encontrar alternativas para sobreviver nesse período em que o volume de clientes está diminuindo.


Super Recomendo!


O primeiro passo para combater a crise é esquecer o discurso: “Serviço de beleza é supérfluo e a primeira coisa que o cliente vai cortar do orçamento”. Para muitos, o cuidado com a beleza vai além da vaidade, é uma necessidade de saúde, uma exigência do mercado de trabalho, etc. Deixado esse pensamento de lado, veja algumas ações que você pode fazer para reverter o período de crise e manter o faturamento do seu negócio.

Divulgue o seu trabalho

Se as suas clientes diminuíram a frequência do seu serviço está na hora de você expandir seus horizontes e conquistar novos clientes. Existem várias formas de fazer a divulgação do seu trabalho, uma opção barata é utilizar das redes sociais para alcançar potenciais clientes. Crie uma página com as suas informações, fotos dos seus trabalhos e uma espaço para futuras clientes entrarem em contato.

Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.

As fotos são muito importantes para as clientes conhecerem o seu trabalho. É muito mais impactante você mostrar um antes e depois do que dizer a elas que conhece a técnica x,y ou z.

Faça promoções

Esse é um tópico meio polêmico, muitos profissionais acreditam que uma promoção é a desvalorização do trabalho do profissional. Promoções são boas oportunidades de aumentar o volume de clientes no seu negócio e captar novos clientes, mas devemos ter bom senso ao criá-las e algumas dicas podem facilitar:

  • Período: Uma promoção deve ter sempre período de início e fim. Não transforme um preço promocional no preço do seu trabalho.
  • Desconto: Promoções de desconto são super atraentes aos consumidores, entretanto podem ser uma grande cilada para os profissionais. Não faça uma promoção na qual o valor não irá cobrir o seu custo líquido com o serviço. E avalie com atenção sempre o valor do desconto.

Vamos a um exemplo prático!

promocao-1

Suponhamos  que você cobre R$ 20,00 no serviço de manicure e queira fazer uma promoção. Antes de tudo você precisa saber de duas coisas: qual o seu custo líquido por atendimento, que seria os gastos com material, aluguel, etc e qual é o seu lucro em cada atendimento.

promocao-2

Se você fizer uma promoção dando 50% de desconto fica claro que você não conseguirá cobrir o custo líquido do seu serviço e no final sairá no prejuízo. promocao-3

Se você decide oferecer 15% de desconto a margem de lucro diminui, mas você não fica no negativo. Isso não parece tão ruim. Até que percebamos que precisamos atender praticamente 50% mais clientes apenas para manter o lucro mensal.

Faça parcerias

Parcerias podem ser um bom caminho para quem está buscando novas clientes. Empresas, são uma boa opção, visto que está em alta a tendência de oferecer benefícios relacionados ao bem estar para os funcionários. Se você é uma esteticista entre em contato com as dermatologistas do posto de saúde e consultórios da sua região que não tenham serviços estéticos e faça uma proposta de parceria para ela indicar os seus serviços aos pacientes. Em troca você pode indicá-la como médica das suas clientes.

Diversifique!

Agregar serviços aos seus clientes é uma boa opção para a época de crise. Você pode aprender uma nova habilidade, por exemplo, se você é esteticista, pode fazer um curso de depilação ou manicure, se você é cabeleireiro pode fazer um curso de maquiagem. Uma outra oportunidade é se tornar um consultor de vendas de cosméticos e promover eventos – dia da beleza, chá com mulheres – em casa ou no salão.

Valorize a suas clientes

Crie um programa de indicação onde você recompense seus clientes por recomendar de novos clientes. É muito importante pensar como você irá controlar e gerenciar as informações deste programa. Você pode testá-lo com poucos clientes inicialmente, assim você tem tempo de corrigir pequenas falhas que possam se tornar uma dor de cabeça.


Super Recomendo!


16 comentários em “5 ideias para seu negócio de beleza sobreviver no período de crise”

  1. POXA QUE LEGAL ADOREI SOU A ANOS MANICURE HJ EM DIA TRABALHO NO O BOTICARIO MAS AS VENDAS CAIU MUITO,ESTOU PENSANDO EM ABRI UM ESPAÇO NA MINHA CASA.BRIGADA PELA DICA BJ GRANDE.

    1. Ótimo material, tenho um material sobre promoção para a salão de beleza que agregará muito neste conteúdo, são estratégias digitais que estão ao acesso de todos, desde os que pouco sabem utilizar a internet, desde os que já tem facilidade.

  2. Aqui faz tempo que eu faço minhas propagandas posto meus trabalhor nao so na minha cidade com em outras e faço muitas promoçaos e ta dando certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.