como-vencer-a-crise

No final do mês de março, o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB do ano de 2014. O cenário, que já não estava bom, se tornou desanimador. A retração econômica é evidente, e essa não foi a única, nem a última má notícia recebida. Nenhum setor está imune à crise, mas é possível se preparar e encontrar alternativas para sobreviver nesse período em que o volume de clientes está diminuindo.


Super Recomendo!


O primeiro passo para combater a crise é esquecer o discurso: “Serviço de beleza é supérfluo e a primeira coisa que o cliente vai cortar do orçamento”. Para muitos, o cuidado com a beleza vai além da vaidade, é uma necessidade de saúde, uma exigência do mercado de trabalho, etc. Deixado esse pensamento de lado, veja algumas ações que você pode fazer para reverter o período de crise e manter o faturamento do seu negócio.

Divulgue o seu trabalho

Se as suas clientes diminuíram a frequência do seu serviço está na hora de você expandir seus horizontes e conquistar novos clientes. Existem várias formas de fazer a divulgação do seu trabalho, uma opção barata é utilizar das redes sociais para alcançar potenciais clientes. Crie uma página com as suas informações, fotos dos seus trabalhos e uma espaço para futuras clientes entrarem em contato.

Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.

As fotos são muito importantes para as clientes conhecerem o seu trabalho. É muito mais impactante você mostrar um antes e depois do que dizer a elas que conhece a técnica x,y ou z.

Faça promoções

Esse é um tópico meio polêmico, muitos profissionais acreditam que uma promoção é a desvalorização do trabalho do profissional. Promoções são boas oportunidades de aumentar o volume de clientes no seu negócio e captar novos clientes, mas devemos ter bom senso ao criá-las e algumas dicas podem facilitar:

  • Período: Uma promoção deve ter sempre período de início e fim. Não transforme um preço promocional no preço do seu trabalho.
  • Desconto: Promoções de desconto são super atraentes aos consumidores, entretanto podem ser uma grande cilada para os profissionais. Não faça uma promoção na qual o valor não irá cobrir o seu custo líquido com o serviço. E avalie com atenção sempre o valor do desconto.

Vamos a um exemplo prático!

promocao-1

Suponhamos  que você cobre R$ 20,00 no serviço de manicure e queira fazer uma promoção. Antes de tudo você precisa saber de duas coisas: qual o seu custo líquido por atendimento, que seria os gastos com material, aluguel, etc e qual é o seu lucro em cada atendimento.

promocao-2

Se você fizer uma promoção dando 50% de desconto fica claro que você não conseguirá cobrir o custo líquido do seu serviço e no final sairá no prejuízo. promocao-3

Se você decide oferecer 15% de desconto a margem de lucro diminui, mas você não fica no negativo. Isso não parece tão ruim. Até que percebamos que precisamos atender praticamente 50% mais clientes apenas para manter o lucro mensal.

Faça parcerias

Parcerias podem ser um bom caminho para quem está buscando novas clientes. Empresas, são uma boa opção, visto que está em alta a tendência de oferecer benefícios relacionados ao bem estar para os funcionários. Se você é uma esteticista entre em contato com as dermatologistas do posto de saúde e consultórios da sua região que não tenham serviços estéticos e faça uma proposta de parceria para ela indicar os seus serviços aos pacientes. Em troca você pode indicá-la como médica das suas clientes.

Diversifique!

Agregar serviços aos seus clientes é uma boa opção para a época de crise. Você pode aprender uma nova habilidade, por exemplo, se você é esteticista, pode fazer um curso de depilação ou manicure, se você é cabeleireiro pode fazer um curso de maquiagem. Uma outra oportunidade é se tornar um consultor de vendas de cosméticos e promover eventos – dia da beleza, chá com mulheres – em casa ou no salão.

Valorize a suas clientes

Crie um programa de indicação onde você recompense seus clientes por recomendar de novos clientes. É muito importante pensar como você irá controlar e gerenciar as informações deste programa. Você pode testá-lo com poucos clientes inicialmente, assim você tem tempo de corrigir pequenas falhas que possam se tornar uma dor de cabeça.


Super Recomendo!


Comments

  • Avatar
    QUERZIA OLIVER
    setembro 14, 2016Responder

    GOSTEI MUITO.
    INFORMACOES RICAS E ENOVADORAS.
    PARABENS

  • Avatar
    Rosi Hair
    maio 2, 2016Responder

    Gostei muito das suas dicas

  • Avatar
    Fernando
    abril 27, 2016Responder

    Eu gostei muito das Dicas,veu trabalho com minha esposa e nós vamos estudar e tentar por em prática as suas dicas, muito obrigado.

  • Avatar
    Regina Célia Berzaghi
    abril 27, 2016Responder

    Estou iniciando na área da beleza e preciso de muitas informações.

  • Avatar
    Ana Lúcia
    abril 26, 2016Responder

    Gastei muito das dicas!

  • Avatar
    TANIA LIMA
    abril 26, 2016Responder

    POXA QUE LEGAL ADOREI SOU A ANOS MANICURE HJ EM DIA TRABALHO NO O BOTICARIO MAS AS VENDAS CAIU MUITO,ESTOU PENSANDO EM ABRI UM ESPAÇO NA MINHA CASA.BRIGADA PELA DICA BJ GRANDE.

  • Avatar
    Neuza
    abril 13, 2016Responder

    Gostei muito das dicas

  • Avatar
    PAIVA
    março 29, 2016Responder

    Excelentes dicas, é importante colocar em práticas, caso contrário jamais sairemos da mesmice.

  • Avatar
    patricia
    janeiro 9, 2016Responder

    Gostei muito bom as dica ??

    • Avatar
      Laura
      janeiro 12, 2016Responder

      De mais gostei muito bom as dicas o q ,e falta é admistrar melhor o fluxo de caixa

    • Avatar
      denise
      abril 28, 2016Responder

      Ótimo material, tenho um material sobre promoção para a salão de beleza que agregará muito neste conteúdo, são estratégias digitais que estão ao acesso de todos, desde os que pouco sabem utilizar a internet, desde os que já tem facilidade.

  • Avatar
    Ludmila
    novembro 5, 2015Responder

    Gostei. Muito bom!

  • Avatar
    cleves
    julho 22, 2015Responder

    muito boas as dicas.

  • Avatar
    David
    julho 6, 2015Responder

    Ótima Dica com, certeza vou colocar em Pratica !!! 🙂

  • Avatar
    Ingrid Teles
    junho 24, 2015Responder

    ótimas dicas! Acredito que vocês irão gostar de conhecer também o curso de coaching que permite que você crie novas oportunidades de negócio a partir dos conhecimentos que já possui. Em tempos de crise, é uma carreira promissora que permite uma renda extra.
    Confira mais sobre o curso: https://bitly.com/a/bitlinks/1N9R2rp

  • Avatar
    leudes
    junho 20, 2015Responder

    Aqui faz tempo que eu faço minhas propagandas posto meus trabalhor nao so na minha cidade com em outras e faço muitas promoçaos e ta dando certo.

Leave a comment