A importância na esterilização dos materiais no salão de beleza

Shares
Read Carefully

O hábito de frequentar salões de beleza cresce ano após ano entre os brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de beleza é o que mais cresce no país. Neste contexto, tanto as mulheres quanto os homens utilizam cada vez mais dos recursos oferecidos por salões de beleza, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte.

Entretanto, por se tratar de um setor que envolve o uso de materiais que, muitas vezes, são utilizados em diversos clientes, é possível afirmar que além de beleza, o setor também envolve a questão da saúde. Dessa forma, o Carreira Beauty auxilia você, seja proprietário de salão ou cliente, a se atentar aos cuidados básicos de limpeza e higiene dos materiais que compõem um salão de beleza.

Faz parte do ritual da beleza a utilização de vários materiais como escovas, tesouras, alicates, ceras, espátulas, toalhas entre outros. Cada profissional deve zelar pelos seus materiais, pois são imprescindíveis à sua atividade. Entre os cuidados com os materiais o profissional deve dar atenção especial à forma adequada de limpeza, que varia conforme o tipo de material e o grau de risco de transmissão de doenças. As toalhas por exemplo devem ser lavadas com água e sabão, passadas a ferro quente e armazenadas em saco plástico individualmente,protegidas da poeira. A troca das toalhas deve ser realizada a cada cliente.

Materiais como: pentes, escovas, cubetas e bacias devem ser lavadas com água e sabão após o término de cada atendimento. As tesouras devem ser lavadas com água e sabão e desinfetadas através da imersão completa do material em álcool etílico a 70% durante 30 minutos.

A esterilização é o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, como bactérias, vírus e fungos. Elas realizam esse processo através da temperatura elevada, por um tempo determinado.

Todos os materiais resistentes a altas temperaturas como alicates, espátulas, lixas metálicas, cortadores de unhas e afastadores de cutículas, podem ser esterilizados, desde que fabricados inteiramente em aço inoxidável.

Muitas pessoas pensam que a esterilização por autoclave, ou seja, por vapor saturado sob pressão, é mais eficiente que aquelas feitas por estufas, ou seja, por calor seco e vice-versa. No entanto, de acordo com Maira Gandolpho, biomédica e responsável técnica na empresa Odontécnica (SP), os dois métodos esterilizam de maneira eficaz e apenas são tipos diferentes de procedimento. “Na autoclave pode-se colocar materiais que não resistem a altas temperaturas, com partes ou inteiramente de plástico e borracha. Já nas estufas devemos colocar apenas materiais fabricados em aço”, explica a profissional.

Lembre-se: os materiais como recipientes de plástico, lixas e palitos de madeiras também podem proliferar doenças, porém não podem ser esterilizados. Por isso, após o uso, descarte o material.

Higienização de escovas e pentes

As escovas e os pentes devem estar limpos e sem fios de cabelo dos demais clientes. Por isso, é importante retirar os fios presos na base da escova com o cabo de um pente após o término do uso em cada cliente.

Escovas de madeira podem ser limpas com água corrente e sabão neutro, e podem secar naturalmente. Já as escovas metálicas devem ser secas com um pano limpo, a fim de evitar a oxidação. Para escovas de plástico, um pano úmido aliado ao sabão neutro é o mais indicado. A secagem em estufas ou com o secador não é indicada, pois pode danificar as cerdas e diminuir a durabilidade e a qualidade do produto.

Além disso, é importante salientar a necessidade da higienização das escovas e pentes após a aplicação de químicas e produtos especiais. Muitos deles podem ocasionar descamação e vermelhidão no couro cabeludo, queda de cabelos e alergias quando não são previamente testados na pele do cliente.

Esterilização de materiais de manicure e pedicure

Este é considerado por muitos o setor que mais acomete doenças em clientes nos salões de beleza. O ideal é que sejam utilizados instrumentos descartáveis, e os que não se enquadram neste quesito, como alicates, espátulas e tesouras, devem ser lavados com água e sabão, secados, embalados e esterilizados na autoclave ou na estufa. A esterilização é de extrema importância, pois algumas doenças graves como hepatite e aids podem ser transmitidas através destes materiais contaminados.

Já em casos de uso de bacias para imersão de pés e mãos, estas devem ser lavadas com água e sabão e revestidas com protetores plásticos descartáveis após cada uso.

Materiais para depilação

Os materiais para depilação devem ser sempre descartáveis. As ceras depilatórias devem ser de uso único e não é aconselhável reaproveita-las, independente do local onde tenha sido utilizada, devido ao risco de transmissão de doenças. As folhas depilatórias devem ser imediatamente descartadas após o uso.
Lâminas de barbear

Aconselha-se o uso de lâminas descartáveis, sendo estas utilizadas apenas em um cliente e não devem ser reaproveitadas.

Toalhas

As toalhas devem ser de uso exclusivo e individual, sendo obrigatoriamente trocadas a cada cliente e lavadas para reutilização.

 

Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.

Comments (0)

  • Avatar

    Silvana Nunes

    21 de junho de 2018 - 10:55

    Também tenho grande preocupação com a questão da esterilização, devido o alto grau de risco de contaminação de algumas doenças graves como hepatite, aids e até mesmo a micose. Gostaria de saber o intervalo que deve ser realização do teste biológico para garantir a eficiência da autoclave.

    Responder

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou

 

Blog do site Carreira Beauty foi criado para levar informações gratuitas aos profissionais da beleza com objetivo de ajudá-los a desenvolverem seus negócios e carreiras.

 

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou
Top