Ícone do site Carreira Beauty Blog

Biossegurança em procedimentos de manicure e pedicure

biosseguranca-procedimentos-manicure-pedicure

Ao longo dos anos, as unhas sempre foram vistas como anexos da pele com uma única função, o seu embelezamento. Hoje em dia baseado em vários e estudos e pesquisas, sabemos que esse procedimento se realizado de forma inadequada pode causar sérios danos a saúde do cliente e da manicure.


Super Recomendo!


Segundo um estudo feito com manicures em Santa Maria (RS) identificou o desconhecimento sobre biossegurança entre manicures e similares. Trata-se de uma profissão geralmente informal, desprovida de proteção legal e que trabalha com diversos riscos ocupacionais, sobretudo biológicos e ergonômicos. Devido a falta de uma disciplina obrigatória de biossegurança em seus cursos de formação/capacitação, muitas se expõem cotidianamente e também aos seus clientes.

As lacunas de conhecimento encontradas no estudo pode ser um amplo campo para a atuação dos profissionais de saúde, na promoção e prevenção da saúde visando amenizar os futuros impactos na saúde. A educação em saúde pode ser uma estratégia aliada às praticas de biossegurança para promover a educação sanitária e a vigilância à saúde do trabalhador.

Ações mais enérgicas por parte das equipes interdisciplinares voltadas a vigilância em saúde do trabalhador com o objetivo de concretizar as mesmas. São necessários investimentos para assistir à saúde de trabalhadores, em especial mulheres, carentes de assistência e a atenção à sua saúde. A busca pela redução da discriminação e desigualdade de gênero corresponde a um desafio global e devemos buscar e estimular condições laborais mais saudáveis a estas mulheres. Maiores inserções no mercado de trabalho, redução da informalidade, melhorar a qualidade de vida no trabalho, assegurar acesso a formação e educação, amenizar as diferenças relacionadas aos rendimentos correspondem aos grandes desafios para a igualdade de gênero e a nossa sociedade.

Diante desse cenário é importante que todas as manicures se conscientizem da importância da biossegurança nos espaços de embelezamento de unhas.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, especialmente quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e/ou do profissional, através da transmissão de doenças.

A biossegurança trata-se de um conjunto de procedimentos operacionais voltados para prevenção, com objetivo de proteção e segurança do cliente, bem como ao profissional da área da saúde e/ou prestadores de serviços em geral.

Equipamentos de proteção individual para salão de beleza.

Todo equipamento destinado ao uso individual do profissional para protegê-lo de um agente de risco visando garantir sua saúde, é considerado um EPI (Equipamento de proteção individual).

O uso do equipamento de proteção individual (EPIs) os quais são os aventais, luvas, máscaras,toucas e óculos de proteção, serão utilizados pelo profissional como uma barreira protetora contra doenças como: herpes simples, hepatite B e C, gripes, resfriados, tuberculose, e até mesmo HIV entre outras.

Biossegurança é garantia de Saúde.

Agregar esse diferencial à sua atividade traduz respeito e confiança!

Boa Semana a Todos!


Super Recomendo!


Sair da versão mobile