Pular para o conteúdo

Biossegurança em procedimentos de manicure e pedicure

biosseguranca-procedimentos-manicure-pedicure

Ao longo dos anos, as unhas sempre foram vistas como anexos da pele com uma única função, o seu embelezamento. Hoje em dia baseado em vários e estudos e pesquisas, sabemos que esse procedimento se realizado de forma inadequada pode causar sérios danos a saúde do cliente e da manicure.


Super Recomendo!


Segundo um estudo feito com manicures em Santa Maria (RS) identificou o desconhecimento sobre biossegurança entre manicures e similares. Trata-se de uma profissão geralmente informal, desprovida de proteção legal e que trabalha com diversos riscos ocupacionais, sobretudo biológicos e ergonômicos. Devido a falta de uma disciplina obrigatória de biossegurança em seus cursos de formação/capacitação, muitas se expõem cotidianamente e também aos seus clientes.

As lacunas de conhecimento encontradas no estudo pode ser um amplo campo para a atuação dos profissionais de saúde, na promoção e prevenção da saúde visando amenizar os futuros impactos na saúde. A educação em saúde pode ser uma estratégia aliada às praticas de biossegurança para promover a educação sanitária e a vigilância à saúde do trabalhador.

Ações mais enérgicas por parte das equipes interdisciplinares voltadas a vigilância em saúde do trabalhador com o objetivo de concretizar as mesmas. São necessários investimentos para assistir à saúde de trabalhadores, em especial mulheres, carentes de assistência e a atenção à sua saúde. A busca pela redução da discriminação e desigualdade de gênero corresponde a um desafio global e devemos buscar e estimular condições laborais mais saudáveis a estas mulheres. Maiores inserções no mercado de trabalho, redução da informalidade, melhorar a qualidade de vida no trabalho, assegurar acesso a formação e educação, amenizar as diferenças relacionadas aos rendimentos correspondem aos grandes desafios para a igualdade de gênero e a nossa sociedade.

Diante desse cenário é importante que todas as manicures se conscientizem da importância da biossegurança nos espaços de embelezamento de unhas.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, especialmente quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e/ou do profissional, através da transmissão de doenças.

A biossegurança trata-se de um conjunto de procedimentos operacionais voltados para prevenção, com objetivo de proteção e segurança do cliente, bem como ao profissional da área da saúde e/ou prestadores de serviços em geral.

Equipamentos de proteção individual para salão de beleza.

Todo equipamento destinado ao uso individual do profissional para protegê-lo de um agente de risco visando garantir sua saúde, é considerado um EPI (Equipamento de proteção individual).

O uso do equipamento de proteção individual (EPIs) os quais são os aventais, luvas, máscaras,toucas e óculos de proteção, serão utilizados pelo profissional como uma barreira protetora contra doenças como: herpes simples, hepatite B e C, gripes, resfriados, tuberculose, e até mesmo HIV entre outras.

Biossegurança é garantia de Saúde.

Agregar esse diferencial à sua atividade traduz respeito e confiança!

Boa Semana a Todos!


Super Recomendo!


7 comentários em “Biossegurança em procedimentos de manicure e pedicure”

  1. Eu não tenho ainda meu espaço
    Eu atendo a domicílio e também na sala da minha casa
    Eu atendo a partir de 3 pessoas por dia
    teria problema de atender as pessoas na sala da minha casa?”Tome cuidado em quem você confia, nem todos que sorriem pra você são amigos verdadeiros. Muitos são hipócritas duas cara, na primeira oportunidade te dão uma facada pelas costas.

  2. Aos administradores do blog carreira beauty.com nossas considerações.
    Venho através deste mecanismo de comunicação virtual me compatibilizar de forma positiva com as informações aqui contidas cuja coerência consiste nas medidas de prevenção a saúde do(a) profissional da beleza em especial do universo manicure e pedicure.
    Gostaria de solicitar apoio no sentido de desenvolver uma pesquisa de âmbito de ações preventivas no que diz respeito aos cuidados com os EPIs(Equipamentos de proteção individual) utilizados pelos profissionais do atendimento aos clientes que solicitam embelezamento das mãos e dos pés nos espaços que dispõem desses serviços.
    Haja vista estarmos num ciclo de aprendizado pelo Senac-Pa Unidade administrativa Serzedelo Corrêa, nos foi proposto uma atividade de TCC cujo o tema proposto pela instrutora ficou a critério do(a) aluno(a).
    A priori, gostaria de receber mais artigos dessa envergadura.

    Grato pela atenção dispensada .

  3. Na nota de Biossegurança para Manicure & Pedicure, faltou citar o uso de lixas descartáveis, esterilização correta de alicates e espatulas e a não utilização de esmaltes contaminados, caso isso ocorra acidentalmente, imediatamente deverá ser descartado pela profissional!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.