Pular para o conteúdo

Carreira: dicas de recolocação no mercado de trabalho

Carreira: dicas de recolocação no mercado de trabalho

Atualmente, há muita competitividade e falta de qualificação. Então, como procurar uma ocupação se você está fora do mercado há algum tempo? Veja 10 dicas que podem lhe ajudar a conseguir uma oportunidade de trabalho.

1 – Participe do mercado

Quanto mais alto o cargo que está procurando, mais se recorre a indicações para chegar em bons nomes. Por isso, é importante participar do meio profissional que atua, participar de eventos, ser palestrante, ir a mesas de debate, tudo isso é uma forma de se tornar conhecido e ir mostrando seu valor profissional e criando uma imagem extremamente positiva no mercado de trabalho.

2 – Ative seu Networking

Restabeleça sua rede de contatos. Pessoas que trabalharam com você em outras empresas e tinham bom relacionamento, procure fazer um contato principalmente telefônico, que PE um pouco mais pessoa, e diga que está disponível no mercado. Com essa rede ativa de pessoas que estão no mercado você deve começar a perceber onde estão surgindo as oportunidades e saber direcionar o currículo. Partindo da rede de relacionamento que você criou ao longo de sua carreira (e deve continuar criando), já facilita bastante.

3 – Busque autoconhecimento

A dica para recolocação no mercado de trabalho é o autoconhecimento. Faça um trabalho de perfil ou de identificação do seu perfil para que você realmente se conheça, saiba seu potencial, os pontos fortes e o que tem que melhorar. Muitas vezes pessoas trabalham muito tempo em algumas coisas e não sabem qual é realmente o perfil delas. Com o autoconhecimento a pessoa se descobre, inclusive, trabalha com motivação, retomando o objetivo.

4 – Esteja Preparado

Esteja sempre preparado para mudar. Entre preparado para sair! Você sempre tem que estar pronto para as mudanças que a empresa vai estar te dando. Isso, em minha opinião, é um característica fundamental. Foi assim que eu sempre gerenciei a minha careira. Entre, entendi e me preparei para sai a qualquer momento. Essa é a fica para quem quer se recolocar no mercado.

5 – Procure se capacitar

Tente sempre se capacitar, se atualizar com cursos formais ou seminários. Sempre veja o que acontece no mercado e alternativas para isso não faltam. Hoje você tem na internet: blogs, no youtube você encontra muito coisa referente à capacitação. O cuidado nessa hora é filtrar o que é certo ou errado, aproveita é o que é interessante para sua carreira. Então, manter-se capacitado sempre será um diferencial na hora de ser escolhido na empresa ou vencer um concorrente pela vaga.

6 – Faça um bom currículo

É preciso ter um currículo objetivo, claro, direcionado para o que você quer e colocar no currículo informações sobre isso. Sempre diga a verdade, não mais que a verdade, mas, claro, procurando valorizar você, seus resultados e o que você pode trazer de bom para aquela empresa que está se apresentando. Quanto mais você fizer um currículo direcionado para a oportunidade, será melhor!

7 – Desenvolva-se para o mercado

Para a recolocação, é necessário ter formação e desenvolvimento para estar disponível para o mercado. É necessário aproveitar as oportunidades para aprimorar seu lado profissional cada vez mais e a todo tempo.

8 – Prepare-se para as entrevistas

Uma dica que eu acho bastante importante é a preparação dessa pessoa para as entrevistas. Analise seu currículo, suas competências, pense em situações e possíveis perguntas. Prepare-se para esse momento não só no sentido visual, para causar boa impressão, como também no sentido de se expor de maneira correta e responder a todas as perguntas de maneira eficaz, responder ao que você tem para oferecer e mostrar para o mercado o que você tem de melhor.

9 – Seja Assertivo

Saiba o que quer para se posicionar com firmeza, defina seus limites internos e tenha foco. Tudo isso é assertividade, ou seja, não saia dos trilhos. Isso vai fortalecer sua comunicação e posicionamento, pois, você será autoconfiante e a comunicação passa mais credibilidade do que alguém que não sabe o que quer. Por fim, na hora da entrevista, vá com emoções positivas. Entrar acreditando que tem competência já é meio caminho andado, mas deve ser baseado em uma crença real, não adianta achar e não treinar.

Fonte: Viva Talentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.