Ícone do site Carreira Beauty Blog

Colorimetria para principiantes – parte 2

colorimetria

Altura de tom é a cor do cabelo que pode ser natural ou a cor resultante da aplicação de uma coloração. A cor natural resultante do cabelo é marrom, o que diferencia é o tipo de mistura (feomelanina – pigmentos de vermelho a amarelo ou eumelanina- marrom a preto) e a quantidade de melanina na fibra capilar.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Cabelos mais claros (naturalmente) possuem uma baixa densidade de melanina e tem mais feomelanina do que eumelanina. Já os cabelos mais escuros, tem alta densidade de melanina em maior quantidade a eumelanina do que de feomelanina. O quadro abaixo ajuda a entender melhor, as bolinas marrons representam as melaninas e cada cor tem sua numeração, por exemplo: Altura de tom 1 = Preto.

Em cabelos já coloridos a cor é dada por misturas de corantes ácidos, nitroanilinas, corantes catiônicos, intermediários primários e acopladores, dependendo do tipo de coloração.

 

Fundo de clareamento é a cor resultante da fibra capilar após uma descoloração. Essa cor depende de vários fatores (componente genético, tipo de cabelo, tipo e quantidade de melaninas etc).

Para cada altura de tom, temos uma cor fundo de clareamento. No quadro abaixo, podemos observar.

Mas para que serve saber o fundo de clareamento de um cabelo antes de colori-lo ?

Quando colorimos os cabelos após uma descoloração, temos que usar uma cor a mais além daquela da caixinha: A cor que irá neutralizar o “fundo de clareamento”. Já viram alguém com o cabelo natural preto ou castanho escuro (altura de tom 1 ou 3) que pintou o cabelo de castanho claro e ficou meio avermelhado ou vermelho alaranjado? Pois é, na mistura da coloração teria que ter usado um pouquinho de coloração verde e/ou verde azulado para neutralizar o “fundo de clareamento” e o castanho claro aparecer naturalmente no cabelo depois de seco.

Leia também Colorimetria para principiantes para saber sobre as cores complementares (as cores que se neutralizam).

Como vimos anteriormente, o primeiro número na caixinha de uma coloração é a altura de tom mas e o segundo após o ponto? Esse número representa a nuance ou reflexo.

 

As cores podem ser quentes (amarelo, laranja, vermelho) ou frias (azul, verde, roxo). Como vimos na postagem “Colorimetria para principiantes” no círculo de cores, estas, quando exatamente opostas, anulam-se.

 

Então se pegarmos uma caixinha (por exemplo) com uma numeração de 8.53 teremos uma cor louro claro acaju dourado.

O segundo número após o ponto é o reflexo secundário que reforça o reflexo principal.  Se tivermos uma numeração de 8.55 teremos uma cor de louro claro acaju quente. O reflexo “.0” significa que teremos um reflexo natural. Exemplo: 8.01 = louro claro natural acinzentado.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Sair da versão mobile