Pular para o conteúdo

Colorimetria para principiantes – parte 2

colorimetria

Altura de tom é a cor do cabelo que pode ser natural ou a cor resultante da aplicação de uma coloração. A cor natural resultante do cabelo é marrom, o que diferencia é o tipo de mistura (feomelanina – pigmentos de vermelho a amarelo ou eumelanina- marrom a preto) e a quantidade de melanina na fibra capilar.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Cabelos mais claros (naturalmente) possuem uma baixa densidade de melanina e tem mais feomelanina do que eumelanina. Já os cabelos mais escuros, tem alta densidade de melanina em maior quantidade a eumelanina do que de feomelanina. O quadro abaixo ajuda a entender melhor, as bolinas marrons representam as melaninas e cada cor tem sua numeração, por exemplo: Altura de tom 1 = Preto.

colorimetria-altura-do-tom

Em cabelos já coloridos a cor é dada por misturas de corantes ácidos, nitroanilinas, corantes catiônicos, intermediários primários e acopladores, dependendo do tipo de coloração.

 

colorimetria-altura-do-tom-2

Fundo de clareamento é a cor resultante da fibra capilar após uma descoloração. Essa cor depende de vários fatores (componente genético, tipo de cabelo, tipo e quantidade de melaninas etc).

Para cada altura de tom, temos uma cor fundo de clareamento. No quadro abaixo, podemos observar.

colorimetria-fundo-de-clareamento

Mas para que serve saber o fundo de clareamento de um cabelo antes de colori-lo ?

Quando colorimos os cabelos após uma descoloração, temos que usar uma cor a mais além daquela da caixinha: A cor que irá neutralizar o “fundo de clareamento”. Já viram alguém com o cabelo natural preto ou castanho escuro (altura de tom 1 ou 3) que pintou o cabelo de castanho claro e ficou meio avermelhado ou vermelho alaranjado? Pois é, na mistura da coloração teria que ter usado um pouquinho de coloração verde e/ou verde azulado para neutralizar o “fundo de clareamento” e o castanho claro aparecer naturalmente no cabelo depois de seco.

Leia também Colorimetria para principiantes para saber sobre as cores complementares (as cores que se neutralizam).

Como vimos anteriormente, o primeiro número na caixinha de uma coloração é a altura de tom mas e o segundo após o ponto? Esse número representa a nuance ou reflexo.

 

colorimetria-nuance-reflexo

As cores podem ser quentes (amarelo, laranja, vermelho) ou frias (azul, verde, roxo). Como vimos na postagem “Colorimetria para principiantes” no círculo de cores, estas, quando exatamente opostas, anulam-se.

 

Então se pegarmos uma caixinha (por exemplo) com uma numeração de 8.53 teremos uma cor louro claro acaju dourado.

O segundo número após o ponto é o reflexo secundário que reforça o reflexo principal.  Se tivermos uma numeração de 8.55 teremos uma cor de louro claro acaju quente. O reflexo “.0” significa que teremos um reflexo natural. Exemplo: 8.01 = louro claro natural acinzentado.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Marcações:

3 comentários em “Colorimetria para principiantes – parte 2”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.