Como Começar: Profissão de Manicure e Pedicure

Shares
omo-comecar-profissao-de-manicure-e-pedicure
Read Carefully

A manicure e pedicure bem qualificada obterá um produto final de qualidade, cumprindo, assim, as exigências do mercado atual.

Atuar como manicure e pedicure é ter uma profissão que, além de trabalhar com a beleza, trabalha, também, com a saúde das unhas das pessoas. Atualmente, podemos perceber que homens e mulheres estão cada vez mais vaidosos e em busca constante da elevação da autoestima.


Super Recomendo! Marketing Digital Manicure


A manicure e pedicure, como uma boa profissional, tem de saber que há milhares de profissionais da área em sua cidade. Portanto, para atrair seus clientes, além do trabalho bem feito e com responsabilidade, ela deverá possuir um diferencial. Este quesito, só é conseguido por meio de estudos, aperfeiçoamentos e postura profissional.

Para esse mercado, na sua maioria feminino, é necessário, cada vez mais, a prestação de serviços de profissionais habilitados, uma vez que a clientela atual tem plena consciência da necessidade de uma atitude preventiva nos cuidados das mãos e dos pés dos seus clientes.

A manicure e pedicure capacitada e responsável tem consciência de que deve, sempre, manusear e esterilizar os equipamentos, pois este trabalho é de caráter fundamental já que muitas doenças são transmitidas dessa forma.

Agindo corretamente, a profissional só tem a ganhar pois, um trabalho bem feito de pode atrair pessoas para o salão e dar um bom nome a sua empresa. Ao contrário, um problema causado pelo trabalho mal feito de manicure ou pedicuro pode criar, até mesmo, complicações judiciais.

Para que tais trabalhos sejam realizados dentro de parâmetros corretos, é imprescindível que a manicure e pedicure seja altamente qualificada. Por meio das qualificações, o produto final do seu trabalho profissional garantirá qualidade, seriedade, custo compatível, rapidez e adequação de tratamentos, cumprindo, assim, as exigências do mercado atual.

A manicure e pedicure poderá atuar no mercado de trabalho por meio de várias alternativas, são elas:
a) De maneira independente na sua própria residência;
b) Na residência dos seus clientes;
c) Em um salão de beleza.

Para começar na profissão muitas pessoas estão aderindo ao curso a distância. Neste formato é possível se capacitar com qualidade de qualquer lugar e a qualquer horário, sendo necessário somente uma conexão com internet. Estes cursos também já possuem certificados, assim você pode tanto iniciar o atendimento em sua casa como também em um salão de beleza.

Para manter as unhas da sua clientela sempre saudáveis, é necessário que a manicure passe algumas orientações relacionadas aos cuidados periódicos, como sempre deixar as unhas limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados.

Esmaltes

Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo ou a ponta do pau de laranjeira com algodão e acetona sobre a parte lixada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais rápido, se se limpar bem o pincel antes de aplicá-lo. Depois disso, mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Cutícula

O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microrganismos causadores de doenças. Comece, aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos

Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos, desinfectados e esterilizados.

Acetona

Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Efeitos e colorações

Para tornar a unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.



Como lixar as unhas

As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a lixa d’água fina para retirar as impurezas e as células mortas. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade.

Dicas para o dia a dia da Manicure e Pedicure:

– Secar bem os pés e o corpo após o banho;
– Não compartilhar toalhas, chinelos, meias, entre outros;
– Não andar descalço em ambientes como saunas, vestuários de clubes e academias;
– Evitar usar meias e roupas de tecido sintético (elas dificultam a absorção da transpiração, virando meio de cultura para fungos);
– Preferir tecidos de algodão que são mais leves e absorvem melhor a transpiração;
– Manter unhas limpas e secas, impede que cresçam microrganismos sob as unhas;
– Cortar as unhas acompanhando a forma do dedo, com uso de tesouras apropriadas para isto;
– Não roer as unhas;
– Usar lixa fina para deixar a unha sem espículas e lisas.

Crie uma página no Facebook e/ou Instagram

É preciso começar a divulgar seu trabalho e manter o relacionamento com seus clientes para que eles continuem fazendo o seu serviço. O jeito mais barato é utilizar as redes sociais para fazer estas ações. Crie um perfil do seu trabalho (não use o pessoal) para divulgar seus trabalhos. Poste todos os dias conteúdos que seus clientes vão se interessar a comentar, curtir e compartilhar. Assim, aos poucos você vai conseguindo mais clientes e fidelizando cada vez mais os atuais.


Super Recomendo! Marketing Digital Manicure


Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.

Comentários (27)

  • Leonado Cerqueira

    8 de maio de 2018 - 19:07

    As dicas quanto ao início da profissão de manicure e pedicure foram excelentes e me ajudaram a definir as ações para o meu desenvolvimento profissional. Obrigadoo . Sucesso Sempree!

    Responder
  • Luna

    31 de janeiro de 2018 - 14:53

    Gostaria de saber quantos esmaltes preciso para comecar como manicure e pédecure ?

    Responder
  • Josielen

    17 de junho de 2017 - 20:07

    Adorei as dicas! estou começando agora e estou com bastante medo.Mas creio q tudo dar certo! fé em Deus é tudo que eu tenho sempre! bjos

    Responder
  • valentim

    16 de maio de 2017 - 14:46

    eu tenho 5 anos e eu não estou brincando eu sei fazer manicure muito bem quem quiser bom aqui esta as informações

    Responder
  • Ana Paula

    17 de março de 2017 - 8:17

    Gostaria d .ser uma manicure e nao posso. Pagar um curso o que faço?

    Responder
  • lavinia

    26 de dezembro de 2016 - 14:08

    estou procurando uma manicure mas eu nao tenho condissao de paga la

    Responder
    • lavinia

      26 de dezembro de 2016 - 14:09

      por favor se alguem se interessa fale comigo

      Responder
  • Carla

    28 de setembro de 2016 - 12:21

    Parabéns pelo blog!!!

    Responder
  • Adri

    14 de janeiro de 2016 - 15:22

    Olá meninas moro em lugar onde estamos garimpando manicures, e agora q consegui uma ela tem uma bebezinha de 6 meses, n sei se ela pode trazer junto, uma vez q meu salão e dentro da minha casa, sera q tem algum problema?

    Responder
    • Gisele borba

      25 de outubro de 2017 - 9:16

      Olá,sou manicure e levo meu bebe pro salão desde dos 2 meses e ele se adaptou bem,agora q está indo pros 7 meses que coloquei ele na creche,pois não para mais quieto,mais não vejo problema em levar,pois precisamos trabalhar

      Responder
  • Carollaine santos

    30 de dezembro de 2015 - 22:07

    Galera me AJUDE estou tentando comeca uma carreira de manicure e nao sei o q FAZER

    Responder
  • Raianegomes de sousa

    21 de dezembro de 2015 - 20:48

    Queri sabe como posso fazer para tira as cuticula sem corta fasso unhas muito bem todos me elogia mais estou desempregada e não posso paga curso que pode me ajudar nesta duvi

    Responder
  • Luciene Klingel

    30 de maio de 2015 - 19:20

    Adorei o blog.. sou manicure a anos..faço a domicílio.. mas me encontro com um problema tem muitas manicure na minha cidade..ja tentei primoçaoes sorteios..gostaria de saber como faço para me erguer mais nesse ramo.. amo trabalha de manicure..Obrigada..

    Responder
    • fernanda dias

      15 de junho de 2015 - 15:12

      Adorei o blog eu ja soy manicure a slgum tempo atendia em outro bairro agora gostaria de atrnder em cada mas estou tendo dificuldade em fazer o makti aqui pois todo mundo fo meu bairro so conhece uma manicure .

      Responder
    • Flavinha

      22 de fevereiro de 2018 - 23:47

      São 3…
      •Não falte ao compromisso.
      •Seja pontual.
      •pense no que vai falar.

      Lembre-se manicure tem fama de ser enrolada e fofoqueira,mas tente de todo jeito mudar isso.
      Assim eu faço a 20 anos.

      Responder
  • João Pedro Quiñones

    13 de fevereiro de 2015 - 16:30

    Parabéns pelo Blog, muito completo para manicure e pedicure.
    Quero convidar os profissionais a conhecerem um Portal de Serviços onde poderão divulgar os serviços para toda a região que atuam.

    Abs,
    Joao Pedro

    Responder
  • ANAPAULA DE OLIVEIRA

    28 de dezembro de 2014 - 15:04

    FAÇO UNHA PRA FORA E MEU SONHO TIRO CUTICULA MUITO BEM E ESMALTO A UNHA MUITO ,MAS TENHO UMA DUVIDA QUE COMO FAZER UNHA RAPIDO .

    Responder
  • fabiana

    8 de dezembro de 2014 - 16:06

    Oi,entao gostaria d fazer unha p fora ,pois tenho um filho e gostaria d ter mais tempo p ele ,e afinal eu faço bem as minhas unhas e todos elogiam…mas infelizmente estou desempregada e moro so c meu filho,e nao tenho condiçoes d pagar o curso.Vcs podem me dar algumas dicas? ,desde ja agradeço

    Responder
  • Renata Gomez

    16 de maio de 2014 - 11:23

    To querendo começar a ser manicure, nunca fiz nenhum curso, mas no momento n tenho condiçoes de pagar um curso, bom acho q n deve ser tao dificil, e tem desenhos bem faceis de fazer, nunca fiz a unha de ninguem, acho que se eu começar a fazer em minha unhas e mostra e mostra podeser uma boa propaganda e tbm posso aprender a fz direitinho, o q vc acha? to querendo começar essa profiçao pq n tenho estudos concluidos, e ta dificil encontrar um emprego e quero trabalhar por conta propria e tbm para ter mais tempo de cuidar do meu filho d dois anos,me ajude por favor

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou

 

Blog do site Carreira Beauty foi criado para levar informações gratuitas aos profissionais da beleza com objetivo de ajudá-los a desenvolverem seus negócios e carreiras.

 

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou