Pular para o conteúdo

Saiba como contratar um assistente para seu salão de beleza.

Saiba como contratar um assistente para seu salão de beleza

Os assistentes de cabeleireiro têm o poder de conquistar ou afastar clientes do salão de beleza. E por sua importância – hoje em dia cada vez menos subestimada – muitas vezes o empresário pode ficar em dúvida na hora da contratação e do oferecimento de incentivos para os que já fazem parte do quadro de funcionários. Alexandre Brendim, sócio do renomado salão paulistano JJ Cabeleireiros, dá seis dicas preciosas na hora de lidar com essa situação. Confira!


Super Recomendo!


O papel do assistente de salão de beleza

O assistente deve recepcionar os clientes e conduzi-los até o profissional. Ele também deve lavar o cabelo da clientela com os produtos adequados para o serviço a ser realizado, auxiliar na aplicação de química e apresentar tratamentos e produtos para a manutenção do trabalho que está sendo feito. O assistente deve zelar pelo conforto e comodidade do cliente, se colocando à disposição em período integral. Ele deve deixar chão e bancada sempre limpos, arrumados e organizados, para que o profissional possa exercer da melhor maneira sua função.

Como fazer a seleção

O passo inicial é a apresentação do currículo, que não necessariamente deve ser extenso. Muitas vezes, é até preferível que o assistente não tenha vícios de trabalho. Cursos sempre são levados em consideração, pois mostram conhecimento na área e vontade de aprender e crescer.

A entrevista pessoal é primordial para avaliar a espontaneidade e a articulação do candidato no relacionamento com as pessoas Afinal, ele estará mais tempo com o cliente do que o próprio profissional. Nessa hora, observe os cuidados com a aparência e as roupas. Lembre-se que o salão de beleza vende uma imagem, um sonho, e para isso é necessário tenha o melhor ambiente possível. Iniciativa, ambição (não ganância) e bom humor também são características básicas para um assistente de futuro.

A importância do uniforme

É interessante que o assistente tenha um uniforme diferenciado, para distingui-lo de funcionários e outros profissionais do salão que trabalhem uniformizados. Hoje, o uniforme não denota hierarquia, mas uma distinção de área de atuação.

Como ensinar o trabalho

É fundamental que o empregador ajude o assistente nos primeiros passos da carreira. A melhor forma de fazê-lo é ensinando variadas técnicas Dar liberdade também é importante, mas sempre com um acompanhamento próximo. O bom assistente deve antever os passos do seu cabeleireiro e estar pronto quando for requisitado.

Investimento em formação

Vale a pena investir na formação do assistente desde que ele demonstre interesse e aplicação. Nada mais frustrante do que a empresa apostar na capacitação de um assistente e não ver o retorno na prática. Quando um auxiliar se aplica e se destaca, o caminho natural é sua efetivação como profissional. Esta é a situação ideal para a empresa, visto que ele já está ambientado e conhece não só os clientes, como as normas do estabelecimento.

Estabeleça um programa motivacional

Uma boa forma de incentivo e reconhecimento do bom trabalho é o comissionamento e/ou bonificação por metas atingidas. O assistente deve ter uma remuneração fixa, mas ver seu trabalho reconhecido e recompensado em forma de bônus salarial o motiva a buscar novas conquistas.


Super Recomendo!


Marcações:

6 comentários em “Saiba como contratar um assistente para seu salão de beleza.”

  1. O salário médio de um profissional assistente de salão é de 1.385,00/mês, mas você pode negociar a carga horária trabalhada e reduzir esse valor de acordo com que ficou estipulado.

  2. O salário médio de um profissional assistente de salão é de 1.385,00/mês, mas você pode negociar horário e reduzir esse valor de acordo com a carga horária trabalhada.

  3. Gostaria muito de fazer um curso de assistente ja fiz de manicure , depilaçao no senac
    e outros cursos do.mesmo para aperfeiçoar
    Quero entrar nessa carreira mas muitos saloes querem pratica
    Acha que estou no caminho certo? conselhos… direçao por favor

    1. O salário médio de um profissional assistente de salão é de 1.385,00/mês, mas você pode negociar horário e reduzir esse valor de acordo com a carga horária trabalhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.