Pular para o conteúdo

Como funciona a química dos alisantes capilares

A química dos Alisantes

Devido a alcalinidade dos agentes alisantes de cabelos, exige-se uma emulsão bem consistente para que não escorra ou pingue em alguma parte de pele causando irritações e queimaduras.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


A fase oleosa contém materiais lipídicos que conferem brilho, agentes condicionantes facilitando a penteabilidade e dão uma certa proteção. A fase aquosa funciona como veículo de  transporte do ativo alcalino.

O cabelo humano é um tipo de queratina, uma fibra natural composta por cadeias polipeptídicas. O que distingue a queratina de outras proteínas é o seu alto teor de enxofre proveniente do aminoácido cistina. Queratinas são definidas como “ sistemas celulares naturais de proteínas fibrosas ligadas transversalmente pelo enxofre de resíduos cisteicos” , o que as torna altamente resistentes a ataques químicos. Para que ocorra o alisamento é necessário quebrar essas ligações, conseguindo-se assim uma nova configuração do fio do cabelo.

A química dos Alisantes

A química dos Alisantes

O cabelo pode tomar todas as formas dentro do córtex. As protofibrilas alinhadas no sentido do comprimento do cabelo são compostas de duas vezes duas cadeias de queratinas, presas no cimento intercelular. A coesão desse conjunto é assegurada por ligações ou pontes entre os átomos de queratina, e é isto que dá ao cabelo força e resistência. A ruptura momentânea ou definitiva de certas pontes provoca a deformação da forma do cabelo. As ligações de dissulfeto,  ligam entre si as cadeias de queratina e ligam essas cadeias ao cimento intercelular. Os agentes alcalinos provocam a separação das cadeias e do cimento que as envolvem. As cadeias de queratina tomam então uma posição diferente. Os ácidos soltam de novo as ligações de dissulfeto do cimento intercelular e fixam os cabelos em uma nova forma, e esse é o princípio de uma forma durável e do relaxamento.

A quebra e o rearranjo das ligações altera permanentemente a estrutura interna das proteínas do cabelo cacheado. Os alisantes atuam em duas fases: alisando a onda do cabelo e fixando uma nova configuração da fibra.  O pH alto da emulsão intumesce o cabelo abrindo as cutículas. Isso permite que o agente alcalino penetre na fibra capilar e se espalhe até a endocutícula. No córtex, o alisante reage com a queratina, quebrando as ligações estruturais do cabelo (as ligações de dissulfeto), o que amolece e estica o cabelo.. Em seguida, retira-se o agente alcalino por meio de lavagem com água e utiliza-se um shampoo neutralizante ácido (para baixar as cutículas) iniciando as ligações cruzadas de lantionina , ligações estas que fixam a nova forma do cabelo.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


1 comentário em “Como funciona a química dos alisantes capilares”

  1. estou cursando no Instituto Embelleze a 88 meses e quero muito trabalhar em são como aux. preciso esercer o que estou cursando alguem me ajuda?tel 966716831 joelma amiga de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.