Pular para o conteúdo

Como lidar com os conflitos dentro do meu negócio?

como-lidar-com-os-conflitos-no-trabalho

Ignorar, discutir ou procurar a solução. Cada profissional possui uma atitude quando o assunto é conflitos que surgem no ambiente de trabalho. A maneira como a pessoa reage ao aparecimento de confusões pode ser fundamental para sua boa relação com a equipe e destaque no negócio.

É aconselhável que os profissionais fiquem atentos aos sinais do surgimento de conflito, indícios como troca de ofensas, grosserias e pouca paciência podem ser sinais de que há um conflito prestes a acontecer. Perceber esses indícios pode evitar o surgimento de problemas mais graves e ajudar na solução rápida do incomodo na equipe.

Se inevitavelmente o conflito surgir é importante manter a calma, nada será resolvido com os ânimos exaltados, então atacar ou fugir do problema só irá piorar a situação. A conversa e a busca coletiva pela solução é o caminho mais prudente, não adianta tentar achar culpados ou a razão do conflito.

Após a confusão ser apaziguada é hora de avaliar os estragos e tomar as medidas necessárias para evitar que futuros conflitos possam ser evitados. A postura do líder é fundamental nessa etapa para unir a equipe e procurar soluções coletivas.

Fonte: FGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.