Pular para o conteúdo

Como tratar da Foliculite

Como tratar da Foliculite

Relativamente comum, a foliculite é democrática, atingindo homens e mulheres, jovens e adultos. Marcia Cristina Pires, docente de estética no Senac Vila Prudente, esclarece as principais dúvidas. A começar pelos tipos do problema que, em algum momento, vai atingir os clientes.


Super Recomendo!


Existe uma diferença entre foliculite e pseudofoliculite, segundo Marcia Cristina. Foliculite é a infecção dos folículos pilosos causada por bactérias. Pode ocorrer de forma espontânea, mas alguns fatores, como a depilação, costumam facilitar o aparecimento. Já a pseudofoliculite, mais conhecida como pelo encravado, não tem a atuação desses microorganismos. Nesse caso, os pelos se curvam durante o crescimento e penetram na pele, causando inflamação e podendo até apresentar secreção.

Como tratar da Foliculite

As causas da foliculite

São muitas, dentre elas está o uso frequente de calças justas, principalmente jeans, que causam atrito e, portanto, podem desencadear o problema. A cera é outro fator – ao arrancar os pelos, eles têm mais dificuldade em voltar à superfície. Lâminas utilizadas incorretamente também favorecem o aparecimento da infecção.

Mas há alguns cuidados que podem diminuir os riscos de enfrentar o problema: higienizar a pele antes da depilação e aplicar loções antissépticas e calmantes após realizá-la, não escanhoar os pelos no sentido contrário ao seu crescimento, manter a pele hidratada, evitar atrito que possa causar espessamento da pele e realizar esfoliação uma vez por semana para peles mais resistentes e a cada 15 dias para as mais finas e sensíveis.

Se houver muitas lesões com a presença de pus, o melhor é orientar os clientes a procurarem um médico. Caso contrário, diz Marcia Cristina, é possível aplicar produtos antissépticos, antiinflamatórios e cicatrizantes. Além disso, pode-se desencravar o pelo com o auxílio de uma agulha estéril descartável, sem a necessidade de perfurar a pele. Basta puxá-lo pela ‘alça’ que fica na superfície, explica a docente.

Outro fator importante na hora de cuidar da foliculite é a segurança. Não se esqueça de manter alguns cuidados básicos ao realizar os procedimentos, como uso de luvas durante a manipulação da pele e a utilização de materiais descartáveis e produtos adequados para a assepsia.

Fonte: Beauty Fair


Super Recomendo!


Marcações:

1 comentário em “Como tratar da Foliculite”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.