Pular para o conteúdo

Compartilhar maquiagem pode ser muito perigoso!

Que atire a primeira pedra quem nunca pegou, despretensiosamente, um lápis de olho, batom ou outra maquiagem emprestada de uma amiga. O hábito de compartilhar maquiagem, aparentemente inofensivo, pode transmitir micro-organismos causadores de doenças.

Foi o caso da jovem australiana Jo Gilchrist, que perdeu totalmente o movimento das pernas por conta de nada mais que um pincel de maquiagem contaminado.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


Tudo começou quando a mãe de 27 anos usou a maquiagem e um pincel da sua melhor amiga para cobrir uma espinha na região das costas. Dias depois, Jo começou a sentir fortes dores na coluna. “Eu achei que era má postura, mas foi ficando pior e pior”, disse.

Os médicos médicos levaram muito tempo para descobrir o que, de fato, havia desencadeado a dor. Para o seu desespero, o corpo de Jo começou a ficar dormente da cintura para baixo, tudo isso assim, sem explicação.

“Eles me disseram que, se a perda de sensibilidade subisse para meus braços e peito, eu teria que aprender novamente a respirar e seria decisão dos meus pais desligar ou não as máquinas”, disse ao jornal Warwick Daily News.

Os médicos descobriram que tratava-se de uma infecção por estafilococos, uma bactéria que habita principalmente na pele e mucosas de mamíferos e aves, resistente à antibióticos. Os microrganismos atingem os tecidos subcutâneos e a musculatura. No caso de Jo, a bactéria atacou e danificou sua coluna vertebral de maneira tão severa que ela poderia passar o resto de sua vida em uma cadeira de rodas.

No hospital ela percebeu que a única coisa diferente que tinha colocado em seu corpo nos últimos dias era a maquiagem da amiga.

“Ela tinha uma infecção no rosto e eu usei o pincel depois dela. Eu não tinha ideia de que isso poderia acontecer pois compartilho maquiagem o tempo todo. Não é culpa dela. Eu só estava com a imunidade baixa, o que transformou o local em um terreno fértil para as bactérias”, contou.

Hoje, ela se concentra na sua recuperação. “Estou lutando contra isso com todas as minhas forças. Alguns médicos já disseram que talvez eu possa ser capaz de caminhar durante uma ou duas horas por dia. Estou feliz, era mais do que eu esperava. Tive muita sorte que a bactéria foi para a minha espinha… Se fosse para o cérebro eu poderia ter morrido e se fosse para os membros eu teria de ser amputada”, afirmou Jo.

Emprestar maquiagem pode causar uma doença tão séria?

A médica Rosana Richtmann, infectologista do Hospital Emílio Ribas, responde:

“Os casos são raríssimos, mas a possibilidade existe. No caso de Jo, a bactéria Estafilococos aureus (MRSA), que a infectou, é bastante comum, sendo encontrada na pele e em mucosas como nariz e garganta. Alguns subgrupos são mais agressivos ou não tolerados por determinadas pessoas.

A contaminação via maquiagem, entretanto, só teria chances de acontecer em casos muito específicos. Por exemplo quando duas pessoas têm lesões na face e usam o mesmo pincel uma imediatamente após a outra. Essa bactéria não sobrevive por muito tempo, principalmente se as cerdas estiverem secas. Um sistema imunológico fragilizado também é um fator relevante.

Via de regra, nosso conselho é que itens como maquiagem e objetos de manicure não sejam compartilhados. Em caso de profissionais que usam os mesmos pincéis e esponjas para várias clientes, basta uma limpeza com água e sabão e uma secagem bem feita. Quanto mais seco o material, menor as chances de transmissão. Por isso, é aconselhável usar um secador de cabelo para garantir que a umidade das cerdas seja toda retirada.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


1 comentário em “Compartilhar maquiagem pode ser muito perigoso!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.