Pular para o conteúdo

Cabeleireiros conheça 6 tipo de mechas

CUSTOMIZADAS
O que é – O top colorista Juha Antero, do salão MG Hair Design, de São Paulo, batizou assim sua técnica de mechas, que as celebrities, como Adriane Galisteu, adoram. “Agora, o quente é colocar algumas mechas mais escuras perto da raiz e ir clareando o comprimento até chegar às pontas, que ficarão bem claras”, revela. As nuances serão escolhidas de acordo com o tom de base e podem variar de marrom dourado, mel e caramelo (na raiz) e platinadas, camomila e loiro dourado (nas pontas).

Como é feito – O expert usa o método de mechas feitas com papel-alumínio na diagonal para obter um resultado menos uniforme e não marcado. “Eu prefiro usar coloração permanente, porque assim posso colocar de dois a três tons diferentes no mesmo cabelo”, explica.

Deu branco – No caso das clientes com madeixas envelhecidas, Juha usa uma técnica especial: ele faz a cobertura do grisalho com a coloração permanente sem amônia, Inoa, e depois faz as mechas também com coloração. “No caso desse tipo de produto diferenciado, tinta clareia tinta, sim”, revela.

SAINT-TROPEZ
O que é – Mechas finas que vão da raiz às pontas, começando com um tom mais escuro e terminando com um mais claro. “Nas clientes que têm a cor de fundo escura, o ideal é fazer os highlights em tom mel, que é quente, apropriado para a estação. Já em cabelos claros, nuances frias, como o loiro acinzentado, ficam bonitas”, explica o cabeleireiro André Czerwinski, do Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo.

Como é feita – A técnica aplicada é a do papel, pois retém calor, agilizando o processo de oxidação. Na raiz, o hairstylist cria seções fininhas e espaçadas. Já nas pontas, André desfia cada mecha e pincela o oxidante na sobra de cabelo. Para deixar a raiz escura, ele utiliza OX 20 vol. No comprimento e nas pontas, OX 30 vol. “Depois de trabalhar as seções com pó descolorante, aplico tonalizante para matizar e proteger o cabelo”, ensina o especialista. A manutenção do serviço é feita a cada cinco meses. Mas a partir da segunda aplicação, o tonalizante é deixado mais tempo na raiz e menos nas pontas.

Deu branco – As mechas Saint-Tropez disfarçam até 50% de brancos. “Mas o cabeleireiro deve criar seções intercaladas com nuances mais fortes. Isso ajuda a apagar as transparências”, alerta André. Para a cliente com mais de 75% de brancos, o ideal é colorir os fios e depois fazer os highlights.

Faça um curso de Coloração de Capilares por apenas R$147. Saiba mais aqui.

FULL COLOR
O que é – Seções de até cinco cores, capazes de alterar sutilmente a cor de fundo do cabelo, sem marcar. Neste verão, a cabeleireira Cris Dios, do Laces and Hair (SP), aposta em nuances mais quentes, como amêndoa, camomila, caramelo e mel.

Como é feita – O profissional utiliza o Roll Meches – um sistema italiano de rolinhos desenvolvidos em polímero – e pó descolorante (se os fios já estiverem coloridos) ou coloração (quando o cabelo for natural) para criar seções de até cinco tons diferentes na vertical, a partir da raiz. “O efeito é tom sobre tom na mesma mecha”, esclarece Cris Dios. A cabeleireira ressalta que, como o serviço é personalizado, permite a matização das mechas de acordo com a vontade da cliente. “Para as discretas, recomendo highlights fininhos, para as ousadas é possível trabalhar com médios e largos”, diz a expert. A cada três meses, a cliente deve retornar ao salão para possíveis retoques.

Deu branco – Full Color cobre fios brancos desde que a cliente não tenha mais que 50% deles. Cris revela que, por trabalhar com cinco cores distintas, a técnica consegue disfarçar e esconder as transparências.

COLOR 3D
O que é – O novo serviço da Wella Professionals, que dá profundidade aos fios por meio do jogo de luz e sombra. “O Color 3D permite que o cabeleireiro crie mechas extremamente personalizadas para suas clientes, com variação de cores”, explica Emerson Santos, diretor do Studio Wella São Paulo e supervisor de São Paulo e do Paraná.

Como é feita – As mechas podem ser feitas ao ar livre (mais finas) ou com papel (médias e largas). Todas as seções são criadas a partir de três cores, porém o profissional pode adicionar nuances. “Além disso, ele consegue imprimir dois tons na mesma mecha: um mais escuro na raiz, criando profundidade, e outro mais claro nas pontas, para iluminar”, diz Emerson. Segundo o profissional, a técnica destaca alguns pontos do cabelo para trabalhar a dimensão das cores, como franja, topo, nuca ou comprimento. Emerson revela que cliente e profissional decidem juntos quais tonalidades serão aplicadas. Por isso, é possível trabalhar com bases claras, escuras e médias. Para aquelas com um perfil discreto, ele recomenda mechas sutis, feitas por dentro do cabelo. As ousadas podem optar por seções marcadas no alto da cabeça ou até mesmo na franja. A manutenção acontece a cada dois ou três meses.

Deu branco – Emerson revela que, combinado à coloração, o Color 3D cobre poucos fios brancos. “Isso porque nem sempre é possível disfarçar os grisalhos intercalando mechas com coloração”, conclui.

LUZES MONTADAS
O que é – Com uma nova roupagem, as conhecidas luzes estão de volta. “Agora elas são feitas a partir da raiz em direção às pontas e muito mais finas”, revela o cabeleireiro Rodrigo Antony, do salão Walter’s Coiffeur, São João de Meriti (RJ). A versão 2012 desse tipo de mecha detona menos os fios e proporciona naturalidade às madeixas.

Como é feita – Rodrigo utiliza descolorante em pasta, que agride menos a fibra capilar. “Somente em cabelos naturais aplico coloração”, avisa. Em fundo escuro ou médio, as nuances são avelã, marrom dourado e bege dourado. Nas bases claras há mais liberdade de criar os highlights. “É possível até aplicar um tom platinado”, diz.

Deu branco – Hoje, a cliente consegue tirar a aparência envelhecida dos fios com esse tipo de luzes. Mas só funciona para quem tem de 45% a 50% de brancos. “Primeiro faço as mechas e depois tonalizo os fios, garantindo boa cobertura”, revela o profissional.

BALAYAGE SOLAR

O que é – A colorista Branca Di Lorenzo, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro, considera a balayage solar um método perfeito para combinar com a pele bronzeada e dar mais luminosidade aos fios no verão. “A ideia é fazer um mix de mechas claras douradas e frias em pontos diferentes da cabeça”, diz. Nas morenas e mulatas, a expert prefere criar um degradê em algumas luzes com tons quentes, como mel e dourado queimado.

Como é feito – Antes de começar, analise o cabelo. “Os com excesso de química não podem ser submetidos à balayage”, explica Branca. Ela prefere criar as mechas por meio da descoloração feita com o Platinium, L´Oréal Professionnel. “O segredo está em observar sempre a reação do cabelo até chegar ao tom desejado”, diz.

Deu branco – a cobertura dos cabelos grisalhos deve ser feita previamente com coloração. e somente em seguida parte-se para a criação das mechas.


Super Recomendo!
Fotos de Beleza para se inspirar


1 comentário em “Cabeleireiros conheça 6 tipo de mechas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.