Pular para o conteúdo

Conheça as competências de um empreendedor da beleza de sucesso

Em artigo para o site do Sebrae-SP, o consultor Arivaldo Hallgren explica sobre a necessidade do futuro empreendedor desenvolver uma série de competências para obter sucesso profissional. Elas são classificadas como Competências Técnicas, Estratégicas e Comportamentais.


Super Recomendo!


Segundo o especialista, é com a ajuda delas que o empresário torna-se bem sucedido. Ele foca nas Competências Técnicas, abordando aspetos relativos ao “como se faz” do negócio.

Cinco aspectos fundamentais são explorados ao longo do texto, são eles: “Comercialização, vendas e atendimento”, “Técnicas de produção”, “Gestão da qualidade e otimização dos recursos”, “Controles financeiros e formação de preços” e “Logística e distribuição”.

Comercialização, vendas e atendimento 
Essas competências têm sua importância, pois uma empresa que não consegue buscar conhecer as diferentes maneiras de disponibilizar seus produtos no mercado e ainda dominar de forma profissional as técnicas de venda, e as estratégias de comercialização desses produtos dificilmente terão sucesso no mercado. Ainda aqui é preciso conhecer o comportamento desse mercado e a visualização de eventuais oportunidades.

Dentro deste enfoque, é preciso lembrar que hoje, devido às exigências cada vez maiores do consumidor, o atendimento se torna peça-chave no processo de comercialização e venda. Esse atendimento é que poderá encantar ou não seu cliente, tornando-o um vendedor ativo de sua empresa ou não.

Técnicas de produção 
Todo empresário, inclusive o das pequenas empresas, necessita dominar de forma tácita e explícita as técnicas de obtenção de seus produtos, seja ele um bem ou um serviço. Inclusive deve aprimorar constante e regularmente todos os processos. Desta forma, o empresário necessita elaborar um planejamento dos recursos disponíveis para que consiga um índice de produtividade que torne sua empresa mais competitiva.

O aprimoramento contínuo torna-se imprescindível para que o empresário consiga visualizar as novas tecnologias, que a cada dia são disponibilizadas através de instituições e órgãos específicos, além de procurar participar de cursos que visam levar até os empresários as técnicas mais modernas e atuais.

Gestão da qualidade e otimização dos recursos 
No que se refere a essas duas competências, há que se concentrar basicamente na mudança de cultura da empresa ou na gestação de uma cultura organizacional compatível com o mundo atual. Para tanto, o empresário pode fazer uso de algumas ferramentas que auxiliem no aprimoramento da qualidade de seus produtos ou serviços e na redução dos desperdícios visíveis ou invisíveis, como por exemplo os energéticos. Uma ferramenta de fácil aplicação, de resultados quase que imediatos e que praticamente todos conhecem, são os “5S”, ou os cinco sensos japoneses.

Controles financeiros e formação de preços 
O empresário iniciante ou o que já está com sua empresa em franca atividade necessita conscientizar-se de que é imperioso separar as contas bancárias: a da pessoa física da conta da pessoa jurídica. Conhecer e dominar os custos variáveis e os fixos de sua empresa. Daí irá ser bem-sucedido nas análises financeiras da empresa através dos controles, previsões e análise do caixa da empresa. Os parâmetros acima irão subsidiá-lo na formatação dos preços de seus produtos ou serviços e ainda na determinação do ponto de equilíbrio.

Logística e distribuição 
Trata-se do conhecimento e do domínio que deverá ter o empresário dos princípios básicos e lógicos para uma distribuição de seus produtos e oferecimento de seus serviços, desde a entrada dos recursos necessários até o atendimento efetivo do cliente.

Concluindo, é necessário ressaltar que o empresário tenha, antes de mais nada, uma noção bastante clara que ser empresário hoje está longe de ser o empresário de 50 anos atrás. Lá uma pessoa iniciava um “negócio” e ele prosperava, quase que naturalmente. Hoje há que desenvolver de forma profissional suas competências e as Competências Técnicas são um importante conjunto delas.

Autor: Arivaldo Hallgren 
Consultor do Sebrae-SP

 


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.