Pular para o conteúdo

Conheça as diferentes técnicas para depilar o rosto (depilação facial)

conheca-as-diferentes-tecnicas-para-depilar-o-rosto

Técnicas para dar fim aos pelos do rosto vão da tradicional cera a pouco conhecida mola; especialistas listam as vantagens e desvantagens de cada uma.

A dermatologista Elvira Cancio, da clínica Vivid, em São Paulo, avisa que, quanto às diferentes áreas da face, não há com o quê se preocupar, pois não existe técnica ideal para cada uma.

Os principais tipos de depilação facial

Depilação com Cera

um dos métodos mais comuns, elimina os pelos temporariamente – eles voltam a crescer após cerca de 20 dias. A cera pode ser quente ou fria, mas a primeira opção é melhor por dilatar os poros e permitir uma remoção mais fácil, sem tantas “puxadas”. “É importante observar e exigir que a esteticista use um produto descartável”, alerta Silvia. Elvira chama a atenção a possibilidade de foliculite (inflamação causada por problemas de obstrução na saída do pelo), um dos riscos do método. “Inflamações recorrentes podem marcar a pele”, fala. Outros aspectos aos quais se deve ficar atenta são as queimaduras, no caso da cera quente, e o fato de tracionar a pele repetidamente. “Isso pode causar rugas e flacidez”, avisa Elvira.

Depilação com Linha (egípcia)

A técnica egípcia também remove os pelos pela raiz, o que faz com que a duração seja de 20 dias. “É dolorida, mas não causa danos a pele e é indicada especialmente aos pelos mais finos”, afirma Elvira. O método consiste no uso de uma linha de algodão que, ao deslizar sobre a pele, entrelaça o pelo, puxando-o. Passar um esfoliante antes e depois do processo ajuda a evitar os pelos encravados, de acordo com as médicas.

Depilação com Mola

A técnica chegou há pouco tempo no Brasil e remove o pelo pela raiz, por isso dura também uns 20 dias. “É um mecanismo parecido com a depilação com linha, com a vantagem de que pode ser feito pela própria pessoa em casa”, diz Silvia. Eficiente, arranca os pelos mais fininhos com a ajuda de uma mola que é passada em movimentos giratórios nas regiões desejadas. Não precisa associar a ela nenhum outro produto, diminuindo, assim, o risco de causar alergia. Contudo, vale dizer que há chance de surgirem pelos encravados.

Depilação a Laser

usado na depilação considerada definitiva, o laser, segundo Ingrid Peres, fisioterapeuta dermato-funcional responsável pela rede de clínicas de estética Onodera, destrói a raiz do pelo após algumas sessões – e o número delas, aponta a especialista, depende da coloração, da grossura e da quantidade de pelo. “Esse tipo tratamento deve sempre ser indicado e supervisionado por um médico dermatologista, pois podem ocorrer queimaduras e eventualmente aumento dos pelos, se for receitado o tipo de laser inadequado ao tipo de pele e pelo da paciente”, avisa Elvira. Vivilaine chama a atenção para o fato de a depilação a laser não exterminar os pelos para sempre. “Ao fim das sessões, conseguimos bloquear o crescimento de aproximadamente 80% deles.”

A depilação a laser é unanimidade entre as especialistas quando a questão é o melhor método de depilação para o rosto. Vivilaine lista os motivos: “Os resultados são mais duradouros, o método evita a foliculite e, quando administrado por um médico treinado, tem poucos riscos de complicações”.

Independentemente da técnica escolhida, Elvira orienta que, após a depilação, as pacientes usem cremes hidratantes e protetor solar, para evitar manchas, e esfoliantes, para minimizar a ocorrência de pelos encravados.

Leia a matéria completa em http://delas.ig.com.br/beleza/pele/2013-05-30/conheca-as-diferentes-tecnicas-para-depilar-o-rosto-e-escolha-a-ideal-para-voce.html

1 comentário em “Conheça as diferentes técnicas para depilar o rosto (depilação facial)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.