Pular para o conteúdo

Conheça o alisamento ideal para cada tipo de cabelo

Conheça o alisamento ideal para cada tipo de cabelo

A maior parte das mulheres brasileiras têm cabelos que vão do ondulado ao cacheado – de acordo com pesquisas, dentre as brasileiras de fios lisos, apenas 21% têm cabelos assim naturalmente. As outras 79% lisas têm de apelar para a chapinha, ou então para algum tratamento químico, como os alisamentos e escovas.


O aplicativo mais comentado pelos cabeleireiros:


Antes de partir para um desses tratamentos alisantes, porém, é necessário saber que cada cabelo tem suas particularidades, e nem todo mundo pode aderir. De acordo com a tricologista Sandra Assis Maia, é preciso prestar atenção na vitalidade dos fios. Não é recomendado, por exemplo, alisar cabelos finos, secos ou desidratados.

“A química pode enfraquecer ainda mais os fios, levando até à queda parcial”, alerta Sandra.

E nada de alisar cabelos de crianças e pré-adolescentes – nessa fase da vida a pele é mais permeável, e, por isso, mais suscetível aos efeitos adversos dos produtos químicos.

“Procuro alisar os cabelos apenas de meninas que já atingiram a puberdade”, afirma o cabeleireiro Thony Rodrigues, do salão Jacques Janine.

Os especialistas indicam quais são os tratamentos mais indicados para cada tipo de cabelo. Informe-se e saiba qual escolher quando for ao salão.

Cabelos crespos

Se você tem fios crespos e quer alisar, os especialistas indicam ativos que mudam a forma do cabelo, como, por exemplo, tioglicolato de amônia, hidróxidos de sódio e guanidina, que são bastante eficazes para um alisamento saudável. Mas estes elementos não podem ser misturados – escolha um só. Algumas escovas que usam esses ativos são: escova americana, que tem longa duração e dá um efeito liso natural, e a escova “botox”, que contém cisteína, um aminoácido que penetra na parte interna da cutícula e realinha toda a sua estrutura.

Cabelos ondulados ou cacheados

A substância ideal para a escova permanente nesse tipo de cabelo também é o tioglicolato de amônia ou em alguns casos proteínas ou queratina. Os fios não precisam ser tão domados e se o cabelo não tiver descoloração ou outro tipo de química, o tratamento pode ser mais abrasivo. Nesse caso, as escovas indicadas são: inteligente, que deixa o cabelo liso de forma natural, a escova de chocolate que, em sua versão sem formol, reduz o frizz e diminui o volume, a escova marroquina que hidrata e deixar os fios lisos ao mesmo tempo e a escova bossa nova, que têm óleos de palmeiras e ativos catiônicos que podem eliminar a formação do frizz.

Cabelos tingidos

“O alisamento ou relaxamento somente pode ser feito em cabelo com tintura e coloração por profissional qualificado, e é preciso sempre aplicar o produto em uma mecha teste para saber se os cabelos resistirão ou não”, explica Sandra.

Rodrigues acrescenta que quem tem mechas ou reflexos também entra nessa categoria e, em alguns casos, o formol prejudica mais ainda quem tem reflexos.

“O cabelo tingido pode ser fruto somente de coloração, enquanto luzes geralmente são descoloridas”, diz o especialista.

No caso dos tingidos, as escovas e tratamentos indicados são as escovas de frutas, que hidratam os cabelos com proteínas, e a de carbocisteína, que não possui formol.

Cabelos lisos

Quem já tem as madeixas lisas, mas quer um brilho maior pode recorrer às escovas com aminoácidos, como a indiana, que mistura chá verde e outras especiarias, ou relaxamentos, que são a versão mais fraca dos alisamentos, podendo dar o resultado de brilho sem alterar a forma capilar.

Grávidas e amamentado

Seja qual for o tipo de cabelo, a gestante ou nutriz deve conversar com seu médico antes de fazer qualquer tratamento químico. Ao longo da gestação é comum que os cabelos mudem devido às alterações hormonais.

“Algumas mulheres que tem os fios oleosos podem ficar com eles ainda mais oleosos, os lisos podem ficar finos e até ondular, já os cacheados podem perder suas formas e ficarem lisos do meio até as pontas”, explica Sandra.

Fios Brancos

Os cabelos, independente de forma ou cor, podem sofrer ou não alterações de acordo com sua elasticidade e resistência. O cabelo fica branco por um processo genético, mas isso não faz dele um cabelo sem vitalidade. A escova indiana é bem indicada nesse caso, porque ajuda a combater o envelhecimento dos fios e sua formula contém 50% menos química do que as escovas tradicionais.


O aplicativo mais comentado pelos cabeleireiros:


3 comentários em “Conheça o alisamento ideal para cada tipo de cabelo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.