Pular para o conteúdo

Cresce o mercado de maquiagem para homens

Cresce o mercado de maquiagem para homens

Aumenta o número de homens que usam maquiagem. Os cosméticos são usados por eles principalmente para esconder defeitos e sinais de cansaço, dizem os especialistas. Corretivo, base, pó bronzeador, além de hidratante e esfoliante, são os principais produtos usados tanto por homens quanto por mulheres.

O fenômeno da maquiagem masculina contagia o Ocidente. Na Inglaterra, por exemplo, o ramo cresceu 28% e nos Estados Unidos o faturamento do setor foi de US$ 28 bilhões no ano passado.

A marca britânica de cosméticos Mmuk Man/MyEgo apresentou recentemente uma linha de maquiagem exclusiva para homens, com cores escuras e aspecto masculino. Para os donos da grife, “os homens usam maquiagem para parecerem descansados, mas não contam isso para ninguém e ainda se confundem para colocar” a maquiagem.

Na loja de cosméticos Sephora da Union Square, em Nova York, os maquiadores ensinam os homens a se pintarem. Efron Bethey, um dos maquiadores, explica que “aplica-se primeiro um hidratante para preparar a pele, depois com uma base corrigem-se os defeitos e por fim passamos o corretivo, o pó bronzeador e uma manteiga de cacau para os lábios”.

Motivos para aumento do número de homens que usam maquiagem

makeup artist  Pablo Ardizzone explica que “a maquiagem esconde o estresse da vida de todo dia e está se tornando comum até na Itália”, mas que, no entanto, “os homens ainda precisam aprender a usar bem os cosméticos”. Para ele, os homens, geralmente, abusam no pó bronzeador e o passam tão mal que não dão um efeito natural.

David Nicholas, maquiador de Boston e proprietário da linha masculina M.A.N Strangely, enfatiza que “olheiras, lábios secos e rachados, cicatrizes e tatuagens velhas e indesejadas são os principais motivos para um homem comum usar maquiagem e não apenas atores de teatro e modelos”.

Grifes famosas também decidiram arriscar nesse novo ramo. Há exatamente um ano, os estilistas Jean Paul Gaultier e Tom Ford entraram para o mundo da maquiagem masculina. Suas linhas incluem corretivo, pó, base, gloss, máscara para cílios e lápis de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.