Pular para o conteúdo

Conheça os riscos de AVC no lavatório de cabelo do salão de beleza

Cuidados-com-a-saúde-do-cliente-no-Lavador-de-Cabelos

Todo o cabeleireiro gosta de adquirir cada vez mais conhecimento, aprender muitas técnicas novas, cortes de cabelos tendências, tratamentos inovadores, mas o que ele não sabe e precisa saber é que a posição a qual você se submete a cliente para lavar seus cabelos, apresenta um sério risco a saúde.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Você deve estar se perguntado: mas é apenas uma cadeira a qual nos sentamos para lavar o cabelo, acontece que essa posição estica os músculos do pescoço e toda a camada de tecidos, além disso é super desconfortável a posição a qual a cliente é submetida para lavar seus cabelos, e esse quadro pode estimular um AVC, ou seja, um derrame cerebral.

A síndrome do Cabeleireiro

A hiperextensão do pescoço, feita ao apoiar a cabeça no lavatório, pode causar lesões em artérias que criaram um coágulo de sangue. O coágulo pode, então, se rompido em vários coágulos menores e migrar para o cérebro, onde interrompe o fluxo sanguíneo e causa um AVC.

A formação de coágulos rumo ao cérebro após a lavagem de cabelo no salão de cabeleireiro é rara, mas bem descrita pela literatura médica, tanto que tem até um nome: “síndrome do salão de beleza” ou “síndrome do cabeleireiro”.

Como pode desencadear:

  • O “estrangulamento” da artéria vertebral – que leva sangue ao cérebro – quando a cabeça é colocada para trás. Esse tipo é mais comum em pessoas idosas.
  • A lesão da artéria vertebral secundária à extensão do pescoço, cuja cicatrização pode gerar coágulos.

derrame cerebral cabeleireiro

O que é um AVC?

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Sintomas de AVC

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

No salão de cabeleireiro

Certifique-se de que seu salão têm uma cadeira ajustável e certifique que quando estiver lavando o cabelo da sua cliente, a pia esteja em uma altura confortável para ela, apoie a cabeça da cliente em pelo menos uma toalha dobrada para minimizar a tensão do seu pescoço em contato com a pia, se possível até duas toalhas pois isso vai ajudar muito, tanto na rigidez dos músculos esticados, como no conforto de apoiar a cabeça sem o estresse apoiar o pescoço confortavelmente.

A causa mais comum de acidente vascular cerebral é a pressão arterial, então você precisa tomar cuidado com a saúde da cliente. Verificar a pressão arterial constantemente pode fazer a diferença na prevenção de um acidente vascular cerebral. Pergunte como anda a saúde da sua cliente e fique atento.

Nos Estados Unidos, com frequência se houve falar de casos isolados de mulheres que estavam lavando a cabeça no sala de beleza e foram afetadas por um derrame cerebral, portanto, fique atenta e cuide bem da sua cliente na hora de lavar o cabelo dela, providencie cadeiras mais confortáveis.

Como evitar

O ideal é não jogar a cabeça muito para trás na hora da lavagem e, para isso, você pode procurar salões com lavatórios que permitam que você fique deitado. Outra opção é fazer um apoio com toalha e posicioná-lo na nuca. Caso nenhuma dessas soluções seja possível, lave o cabelo antes de ira ao salão.

A taxa de riscos é bem baixa, tomando bastante cuidado, você pode lavar o cabelo da sua cliente.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Marcações:

1 comentário em “Conheça os riscos de AVC no lavatório de cabelo do salão de beleza”

  1. Realmente, essa questão dos lavatórios é bastante séria, comprei um lavatório de cabeleireiro na Maxibel, tive alguma dificuldade no início com o ajuste da cuba, mas atualmente estou bem satisfeito com o resultado. Uma dica legal é usar o protetor de pescoço ou um paninho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.