Pular para o conteúdo

Cuidados da manicure de lesões por esforços repetitidos

cuidados-da-manicure-de-lesoes-por-esforcos-repetitidos

Certas lesões são comuns em manicures e pedicures, como a mialgia, a síndrome do túnel do carpo/tendinite e a tenossinovite; porém, felizmente, esses problemas podem ser evitados e tratados. É importante o profissional estar sempre atento aos sinais dos problemas e procurar ajuda médica para se tratar. Afinal, não adianta deixar as unhas das clientes lindas se não cuidar da própria saúde. Abaixo falaremos dos principais problemas de saúde que as manicures enfrentam no dia a dia.


Super Recomendo!


Mialgia

A mialgia é uma dor que ocorre nos músculos por serem usados em demasia ou ficarem muito contraídos consistentemente. As manicures frequentemente desenvolvem essa dor (principalmente nas mãos), pois precisam usar os mesmos músculos várias vezes para apertar ferramentas, movê-las, limpá-las ou limpar as unhas. A mialgia pode ser tratada com descanso, massagem, compressas geladas ou quentes e alongamentos suaves.

Síndrome do túnel do carpo/Tendinite

As manicures que começam a sentir formigamento, queimação ou coceira nas mãos podem ter a síndrome do túnel do carpo. É um problema no qual o nervo mediano que passa pela mão, vindo do antebraço, fica comprimido. Frequentemente a tendinite, ou inflamação dos tendões, é a causa da síndrome. A inflamação dos tendões ao redor do nervo mediano é comum nessa profissão, onde é necessário apertar os instrumentos e fazer movimentos com muita força e, com isso, colocam mais tensão sobre o tecido do tendão. O tratamento é simples: descanso e imobilização do pulso, bem como compressas geladas para reduzir o inchaço.

Tenossinovite

A tenossinovite ocorre frequentemente em conjunto com a tendinite. O tecido que envolve o tendão fica inflamado, em vez dos próprios tendões. Essa inflamação é mais comum em manicures que usam o movimento de “beliscar”, com o polegar e o indicador, consistentemente. Usar instrumentos pequenos, como lixas de unha, podem piorar o problema, pois o polegar e o indicador precisam se aproximar mais do que aconteceria se fosse um instrumento grande. O resultado frequente é dor e rigidez no pulso. É tratada com anti-inflamatórios que não precisam de receita médica, descanso ou, em casos crônicos, cirurgia.

Fatores de risco da manicure

Há certos fatores de risco para essas complicações. A postura incorreta está no topo da lista, já que ela afeta o modo como os músculos e tendões do corpo podem se mover e trabalhar durante o serviço. A repetição e o tempo curto entre as sessões também é um problema. Por último, quanto mais forçoso é o movimento da manicure, maior é a probabilidade de desenvolver uma lesão.

Saúde da manicure: Prevenção de lesões

Embora a maioria das lesões por esforço repetitivo sejam tratadas facilmente, elas podem ser completamente prevenidas com alongamento, móveis ergonomicamente projetados, redução da necessidade de se esticar, torcer e flexionar, mais tempo entre os compromissos e com uma agenda que não exija que se use o mesmo tipo de técnica consecutivamente.


Super Recomendo!


2 comentários em “Cuidados da manicure de lesões por esforços repetitidos”

  1. Verdade, estou sofrendo as consequencias nesse momento, parada sem poder trabalhar, manicure pra mim nao era só uma profissão, tinha prazer no que eu fazia 🙁 estou com um enorme sisto sinovial e tudo isso aí….em 3 anos de profissão !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.