Pular para o conteúdo

Shampoo – dicas de como usar nos cabelos

cuidados-diarios-dez-duvidas-sobre-como-usar-o-xampu-nos-cabelos

Qual é a maneira correta de aplicar o xampu?

O primeiro passo é molhar bem o cabelo. Fique embaixo da água corrente durante três ou quatro minutos e só então inicie a lavagem. É recomendável diluir, nas próprias mãos, um pouco do xampu em água e aplicar a mistura nos fios. Comece pelo comprimento – nunca pela raiz –, espalhando a espuma até o topo da cabeça. Faça uma massagem rápida e suave com a ponta dos dedos, sem esfregar as unhas. “Esses hábitos evitam o acúmulo de resíduos, deixando os fios limpos e soltos por mais tempo”, afirma Evandro Ângelo, cabeleireiro do salão C. Kamura, em São Paulo.

É realmente preciso lavar os fios mais de uma vez?

Sim. De acordo com o hairstylist Evandro Ângelo, a primeira lavagem remove apenas o excesso de sujeira, oleosidade e resquícios de finalizadores. A segunda limpa os fios profundamente,

Há algum cuidado específico para o enxague?

Acúmulos de xampu deixam o cabelo sem brilho e, no longo prazo, podem causar ressecamento e até queda. Além de passar a mão pelo comprimento, para remover o excesso de espuma, é preciso limpar bem a nuca, o topo e as laterais da cabeça. “Sinta com a ponta dos dedos se ainda existem sinais de produto nos fios. Na dúvida, repita a operação”, diz Natália Alves, hairstylist do salão C. Kamura.

Como utilizar o xampu antirresíduos?

Nunca diariamente. Sua fórmula possui pH superior ao dos fios, o que ajuda a eliminar restos de cloro, pigmentos, poluição e finalizadores. Por isso, se utilizado todos os dias, abre demais as cutículas e traz prejuízos como ressecamento, falta de brilho e porosidade. “O ideal é fazer a limpeza profunda uma vez por semana, principalmente após o uso de leave-ins, musses e óleos. Utilize o produto antes da hidratação, já que ele potencializa a ação da máscara de tratamento”, afirma a cabeleireira Natália Alves.

Vale investir em xampus profissionais que custam mais de R$ 50?

De acordo com Evandro Ângelo, sim, pois essas versões contam com uma tecnologia avançada, que lava e trata os fios ao mesmo tempo. Além dos ativos detergentes (presentes em todos os xampus), eles trazem uma maior quantidade de matérias-primas nobres como queratina, ceramidas, hidratantes e extratos vegetais. Assim, não agridem a estrutura capilar durante a lavagem e equilibram o pH. “Uma saída é ter dois xampus no boxe. Use o mais popular na primeira lavagem, para remover a sujeira, e o profissional na segunda rodada”, afirma Evandro Ângelo.

O produto com sal é mesmo prejudicial aos fios?

Não. Quase todos os xampus do mercado têm cloreto de sódio, que encorpa o líquido e gera espuma. Mais tecnológicos, os novos produtos trazem concentrações baixas do componente e não causam nenhum dano ao cabelo. “Em quantidade mínina e combinado com ativos hidratantes e reconstrutores, o sal não terá qualquer influência negativa na saúde dos fios”, afirma Evandro Ângelo.

Xampu seco funciona?

O produto camufla a aparência oleosa, mas não limpa profundamente. Ou seja, é uma boa opção para os dias em que não é possível lavar os fios. “Com ativos que enxugam o excesso de óleo, como extrato de urtiga, ele deixa a raiz solta e o aspecto limpo. Também dá textura e elimina odores. Basta borrifar o spray no topo da cabeça e pentear”, afirma o cabeleireiro Evandro Ângelo. Mas atenção ao uso frequente. “Por ser feito com micropartículas de pó, pode entupir os folículos capilares, ocasionando queda e outros problemas”, alerta a hairstylist Natália Alves.

Veja o conteúdo completo em Marie Claire – http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2013/05/cuidados-diarios-dez-duvidas-sobre-como-usar-o-xampu-nos-cabelos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.