Pular para o conteúdo

Descubra o que é o corte de cabelo undercut

Engana-se quem pensa que o corte de cabelo ‘undercut’ – em que uma das laterais do cabelo é raspada (parcial ou totalmente) – é uma tendência nova. Ele surgiu há muito tempo, com os punks e seus moicanos. Cindy Lauper, já o exibia, nos anos 80, misturando texturas e cores.

Também conhecido como sidecut, ele não tem restrições para tipos de cabelo. Segundo o cabeleireiro Rodrigo Silva, o corte é apenas uma questão de atitude. Para as mulheres que não tem coragem, ele aconselha penteados que imitam e simulam o estilo . Esta é uma ótima tática para ver se o undercut combina com seu formato de rosto e tipo de cabelo.

Manter o corte é simples e barato, basta raspar a região de mês em mês. O ideal é começar com uma máquina mais alta (número 4, por exemplo) e ir deixando mais baixo se preferir. Quando quiser deixar o cabelo crescer, tenha em mente que é uma tarefa difícil e demorada. Com fases chatas em que o cabelo ‘espeta’ e não consegue ser preso sem a ajuda de grampos e presilhas. Neste período você pode utilizar pomadas, gel ou escovas progressivas. Normalmente os cabelos que foram raspados demoram 2 anos para atingir a altura dos ombros.

É um corte que pode ser facilmente camuflado. Se o cabelo for dividido ao meio, o lado raspado é coberto e fica praticamente imperceptível. Em contrapartida, ele limita um pouco os penteados de festa e também para prender os fios em coques ou rabos de cabelo.

A tradutora e revisora Beatriz Chaves, 58 , sempre gostou de cortes assimétricos. “Como optei pelos cabelos brancos, ao natural, gosto de fazer cortes modernos para não parecer descuidado”. Pensando nisso, a cabeleireira Ana Claúdia Bispo, do salão Novo Arte, resolveu fazer um undercut diferente. Ela deixou a área raspada envolvendo a base da nuca.
Em 2011, quando a modelo brasileira Alice Dellal apareceu com a lateral da cabeça raspada e com o cabelo completamente jogado de lado, o corte ganhou popularidade e ficou mais requintado.

Sophia Abrahão, que vivia a encantadora e romântica Natasha na novela “Amor à Vida”, já foi dona de um visual mais pesado. No começo do ano passado, Sophia deu adeus ao cabelo platinado e aderiu ao castanho escuro com um pequeno undercut. Apesar da área raspada ter sido pequena, ela aparentemente utilizou máquina 1 ou zero para deixar o visual mais rocker.

A celebridade que adotou este visual e deixou todos chocados com a mudança foi a cantora e atriz Miley Cyrus, com as duas laterais raspadas, ela conseguiu um visual mais punk e super diferente dos cabelos castanhos com loiro super românticos e cheios de cachos.

Kesha e Avril Lavigne também não poderiam ter ficado sem este corte que combina muito com a personalidade e atitude das duas
Rihanna de tempo em tempo exibe seu undercut, mas o que pouca gente sabe (mas quase todo mundo desconfia) é que na realidade o cabelo natural da cantora é super curtinho – praticamente raspado, as áreas que ela deixa a mostra funcionam como se fosse o undercut. Ela aparece vezes com o cabelo cumprido ou curto com as inúmeras perucas de cabelo humano que são coladas (com uma cola especial) sobre os cabelos curtos.

Melanie B – a ex-Scary Spice – apareceu com um undercut que tomava quase toda a lateral da sua cabeça e raspado com máquina zero. Mas seus longos e volumosos cachos a deixou muito feminina e elegante.


Super Recomendo!
Fotos de Beleza para se inspirar


Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.