Pular para o conteúdo

Dicas de podologia para a saúde dos pés

Dicas de podologia para a saúde dos pés

A atenção com os pés não é apenas uma questão estética e beleza, mas sim de saúde.

Problemas como calosidades, rachaduras e unhas encravadas podem se tornar realmente sérios, por isso devem ser tratados logo no início para não se tornarem no futuro um problema ainda maior.

A Podóloga trata exclusivamente das patologias superficiais dos pés, porém as pessoas geralmente procuram essa profissional apenas quando já estão com algum problema, principalmente de unha encravada.

Nesses casos nove em cada 10 pessoas vão à podóloga com a unha já mexida e em péssima situação. Por isso deixo a dica: “Se a unha encravou não mexa em hipótese alguma, se cortar pode até ficar pior ”.

Para a unha não encravar, deixe-as em formato quadrado, as unhas erredondadas encravam mais fácil. Colocar uma órtose, ajuda a corrigir o formato da unha e evita encravar, é recomendado para quem sofre muito com esse problema.
Outra dica é não usar o mesmo calçado por dois dias seguidos. “O calçado precisa de ar pelo menos por 24 horas, nesse tempo a umidade que deixamos no sapato seca, evitando a formação de bactérias e fungos que podem estar presentes”. Passar um pano com alcool por dentro do sapato também ajuda e não emprestar meias e calçados é um cuidado para evitar novas bactérias no pé.

A Cultura das brasileiras em tirar a cutícula é um péssimo hábito, já que a cutícula é uma importante proteção das unhas contra as bactérias e os fungos. “Tirar apenas o excesso é o mais recomendado”.

Hidratar os pés com um creme. “As pessoas geralmente esquecem dos pés, mas a hidratação é fundamental”. Além da hidratação diária, pode ser feito uma vez por semana, uma hidratação mais profunda deixando os pés de molho por aproximadamente 15 minutos em um litro de água com uma colher de sal.

E uma ultima recomendação é não procurar a podóloga apenas em casos de emergências, mas sim manter uma frequência mensal, isso ajuda a evitar os mais diversos problemas nos pé.

4 comentários em “Dicas de podologia para a saúde dos pés”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.