1) O espaço físico de um salão de beleza deve seguir alguns padrões para otimizar e organizar o espaço. É recomendado ter uma recepção (similar a esta exposta em um salão modelo criado pelo Sebrae na Hair Brasil) para receber os pagamentos e fazer os agendamentos. Funcionários uniformizados passam imagem de profissionalização do negócio.
2) Em um salão de beleza, uma sala de espera com revistas, água e café torna a espera dos clientes mais confortável.
3) Antes de montar um salão de beleza, conheça o mercado e saiba que preço praticar. É importante calcular quantos cabelos e unhas deve fazer no mês para não ter prejuízo. Uma boa gestão é fundamental para garantir a saúde da empresa.
4) É importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionador. Usar quantidades adequadas para cada cabelo ajuda a reduzir o desperdício de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.
5) Quando for montar um salão de beleza, prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica. Isso ajuda a reduzir o valor da conta de luz e diminui o custo de operação do salão.
6) O ambiente de um salão de beleza deve ser agradável, claro e limpo. Plantas ajudam a decorar e dar leveza ao local. Dependendo de onde é o salão, é necessário dispor de estacionamento para clientes.
7) Os utensílios de manicure e pedicure, como alicates e espátulas, devem ser esterilizados toda vez que forem usados. Há aparelhos específicos para isso no mercado, como autoclaves. Os preços variam de R$ 1 mil a R$ 10.000.
8) As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite. A Anvisa dá instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site www.anvisa.gov.br. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.
9) Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é importante para fidelizar o público e garantir a saúde das funcionárias.
10) Ao montar um salão de beleza, tenha os produtos da moda, de qualidade e ofereça opções ao cliente. Acompanhe as tendências em cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.
11) O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são importantes para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é fundamental.
12) Ao montar um salão de beleza, tenha os produtos da moda, de qualidade e ofereça opções ao cliente. Acompanhe as tendências em cores, maquiagem, cortes de cabelo e penteados.
13) Tenha os utensílios adequados para o trabalho. Para a maquiagem, por exemplo, é importante ter vários pincéis, todos devidamente higienizados. A saúde financeira de um salão de beleza depende de uma boa gestão.
Todos essas dicas acima são do Sebrae.