Pular para o conteúdo

13 dicas para manter o salão de beleza confiável aos clientes

dicas-para-legalizacao-do-salao-de-beleza

1) O espaço físico de um salão de beleza deve seguir alguns padrões para otimizar e organizar o espaço. É recomendado ter uma recepção (similar a esta exposta em um salão modelo criado pelo Sebrae na Hair Brasil) para receber os pagamentos e fazer os agendamentos. Funcionários uniformizados passam imagem de profissionalização do negócio.


Super Recomendo!


2) Em um salão de beleza, uma sala de espera com revistas, água e café torna a espera dos clientes mais confortável.

3) Antes de montar um salão de beleza, conheça o mercado e saiba que preço praticar. É importante calcular quantos cabelos e unhas deve fazer no mês para não ter prejuízo. Uma boa gestão é fundamental para garantir a saúde da empresa.

4) É importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionador. Usar quantidades adequadas para cada cabelo ajuda a reduzir o desperdício de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.

5) Quando for montar um salão de beleza, prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica. Isso ajuda a reduzir o valor da conta de luz e diminui o custo de operação do salão.

6) O ambiente de um salão de beleza deve ser agradável, claro e limpo. Plantas ajudam a decorar e dar leveza ao local. Dependendo de onde é o salão, é necessário dispor de estacionamento para clientes.

7) Os utensílios de manicure e pedicure, como alicates e espátulas, devem ser esterilizados toda vez que forem usados. Há aparelhos específicos para isso no mercado, como autoclaves. Os preços variam de R$ 1 mil a R$ 10.000.

8) As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite. A Anvisa dá instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site www.anvisa.gov.br. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.

9) Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é importante para fidelizar o público e garantir a saúde das funcionárias.

10) Ao montar um salão de beleza, tenha os produtos da moda, de qualidade e ofereça opções ao cliente. Acompanhe as tendências em cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.

11) O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são importantes para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é fundamental.

12) Ao montar um salão de beleza, tenha os produtos da moda, de qualidade e ofereça opções ao cliente. Acompanhe as tendências em cores, maquiagem, cortes de cabelo e penteados.

13) Tenha os utensílios adequados para o trabalho. Para a maquiagem, por exemplo, é importante ter vários pincéis, todos devidamente higienizados. A saúde financeira de um salão de beleza depende de uma boa gestão.

Todos essas dicas acima são do Sebrae.

Confira esse vídeo com mais dicas sobre legalização do salão de beleza


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.