Pular para o conteúdo

Maquiador Profissional: dicas para crescer no mercado de trabalho

Estar a frente do que acontece no momento, sem dúvida, pode ser considerado a primeira dica para ser um maquiador profissional que dite tendências, afinal, saber o que será usado nas próximas temporadas mostra o quanto o profissional está antenado com o que acontece nas principais capitais da moda.


Super Recomendo!


Para isso, o expert no assunto, Marcos Costa, maquiador da Natura, afirma que estudar é muito importante. “Quem quer se destacar tem que ficar de olho em tudo, todos os tipos de noticia sobre o assunto e prestar muita atenção nas pessoas. Outro ponto fundamental é conhecer a história da arte e da moda.”

Mas, não basta devorar revistas e sites sobre o assunto se a pessoa não aliar qualidade e competência nos trabalhos realizados. Por isso, os cursos são ótimas ferramentas na hora de aperfeiçoar as técnicas de maquiagem. Além disso, fazer contatos, ampliando a rede de relacionamentos com outros profissionais da área é extremamente importante, já que é através dela que irão surgir convites, indicações e a troca de experiências de cada um.

Confira as principais dicas para quem quer ser maquiador profissional

Na passarela

E se o objetivo é ser um profissional que dite tendências, nada melhor que atuar onde realmente tudo acontece, nas passarelas. Há anos participando dos desfiles do SPFW – São Paulo Fashion Week, Marcos avisa que paciência e humildade devem andar juntas. “Não adianta o maquiador achar que vai chegar no backstage e resolver o que será feito. Quem manda no desfile é o estilista. Também não existe nada pior que profissional se achando a última bolacha do pacote. Tem que saber escutar e aceitar o que é determinado”, aconselha o beauty stylist.

Passaporte internacional

Tudo bem que fazer cursos é importante, ainda mais se forem no exterior, mas nem sempre o maquiador terá dinheiro para carimbar o passaporte para fora do País. Nesse caso, ler, ler e ler pode fazer toda a diferença. “Moda é arte, comportamento e cultura, portanto, você se atualiza assistindo filmes, lendo revistas, livros e sites” sugere a maquiadora Penélope Beolchi, da agência Pink Mgt (SP).

Outra maneira de crescer no mercado, na opinião dos experts, é se tornar assistente de um ótimo maquiador, e não ter medo de trabalho, pois é com muita prática que as técnicas passam a ser aperfeiçoadas e os truques.

Maquiador de agência

Assim como em outras profissões, a troca de informações e experiências com colegas de trabalho pode ser muito válida para aumentar a bagagem, o que faz com que as agências saiam na frente. “Quando você é maquiador de agência, realiza vários trabalhos e consequentemente aumenta o seu network. Também é muito interessante a troca de experiência que um profissional tem com o outro”, afirma Penélope.

Com tudo isso e mente, na hora de divulgar os trabalhos feitos, vale a pena seguir os conselhos de quem entende do assunto. Entre as dicas ter um portfólio bem montado é o primeiro passo para se apresentar no mercado. Depois, faça muitos ensaios fotográficos e chame as amigas e as amigas delas, sem olhar a idade, para que você possa diversificar os estilos e a forma de maquiar. E por último, crie um blog ou site para manter seus makes atualizados, onde será divulgado as melhores produções.

O que você faz de melhor

É claro que todo maquiador profissional deve saber fazer de tudo quando o assunto é maquiagem, mas não dá para negar que alguns profissionais se sobressaem mais em algumas áreas, como publicidade, caracterização para televisão e teatro, passarela e assim por diante. Quando isso acontece, não tenha medo de divulgar seu trabalho, mostrando o que você faz de melhor, pois é dessa forma que o reconhecimento no mercado começa a aparecer. Mas lembre-se, não deixe de praticar todas as técnicas, quanto mais você souber, mas diferença você fará.

Fonte: Cabelos & Cosméticos

Super Recomendo!


Marcações:

3 comentários em “Maquiador Profissional: dicas para crescer no mercado de trabalho”

  1. Avatar
    CRISTINA DA SILVA PINTO

    boa noite pode me informa qual site ou livro é mais indicado e atual para a opender sobre moda e arte, estou fazendo curso de maquiador profissional e quero aprender tudo sobre minha area.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.