Pular para o conteúdo

Esmalteria: Veja dicas importantes para abrir uma

Esmalteria Veja dicas importantes para abrir uma

O negócio de esmalteria está se espalhando pelo Brasil. O espaço é uma mistura de salão de manicure e bar, onde as mulheres podem fazer as unhas enquanto bebericam um café ou um drink.


Super Recomendo!


Em São Paulo, o estabelecimento com foco neste tipo de serviço é o Cosmopolish, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. O negócio é fruto da sociedade entre a manicure Jack Cardoso, 31 anos, e a economista Agnes Cruz, 41 anos. “A ideia eu peguei viajando pela Europa”, conta Agnes. Espaços parecidos em Paris, Amsterdã e Londres inspiraram as empreendedoras.

Mais do que misturar um bar e um salão de manicures, o objetivo do negócio, segundo Agnes, é tratar as unhas como acessório de moda. “Isso significa atualizar o conceito da forma de usar as cores nas unhas e sair da ditadura do vermelho, branquinho e rosinha. Ter um monte de cores e não ter quem as use é o mesmo que ter milhões de opções na indústria têxtil e não ter um estilista”, explica.

O Cosmopolish oferece mais de 700 opções de esmaltes para as clientes e usaram em vários tipos de serviços, desde um atendimento mais rápido feito em um balcão (como em um bar) até unhas mais personalizadas. “A palavra bar vem de comercializar conceitos e serviços em um balcão. Não só fazer as unhas no balcão, mas ter um ambiente contemporâneo, descolado, agradável e bem decorado”, diz Agnes.

Diferente de um salão de beleza, as esmalterias oferecem serviços focados a pedicure e manicure. “Em geral, a estrela é o cabeleireiro. Nosso foco são as manicures”, conta. Outra diferença para um salão comum é o horário de funcionamento. “Abrimos do meio-dia às 21 horas, de segunda a sexta. O nosso ‘cardápio’ de unhas é dividido por horário e tem desconto em alguns momentos. Em outros, são servidos drinks por conta da casa, na happy hour”, explica. Os preços dos serviços variam de 15 a 70 reais.

O movimento mais intenso neste tipo de negócio é de sexta-feira e segunda-feira, quando as sete manicures se dividem para atender até 70 clientes em um dia. “O perfil tem sido de mulheres que trabalham, entre 22 e 40 anos e que costumam vir em grupos”, ressalta. A taxa de retorno chega a ser de 40%.

Segundo Agnes, apesar do pouco tempo de operação, a necessidade de crescer é evidente. “A gente tem bastante vontade de crescer, mais ainda não definimos o modelo de expansão. Precisamos de um certo tempo com número girando para poder ver uma série de aspectos financeiros e econômicos”, afirma.

Quem pensa em abrir um negócio deste tipo precisa estar disposto a investir pelo menos 200 mil reais. Segundo Agnes, pelo mercado estar muito aquecido, contratar manicures não é uma tarefa fácil. “Tem sido uma profissional muito bem requisitada”, conta. Outra dica é estar atento ao conceito do negócio. “Não é bar nem salão. É um nail bar. É preciso esclarecer esse conceito e é um desafio que eu sinto no meu negócio”, define. “O Brasil está muito aquecido e as pessoas não podem ter medo de empreender”, sugere.

Veja o video abaixo que fala mais sobre como funciona uma Esmalteria:

Fonte: Exame


Super Recomendo!


10 comentários em “Esmalteria: Veja dicas importantes para abrir uma”

  1. Avatar
    Maria de Fátima Pereira Bonifácio

    Quero abrir uma esmalteria e preciso de algumas informações sobre fornecedores, não comprei nada ainda e sobre podologia também.

  2. Vou abrir uma Esmalteria e queria muito contato de fornecedores de diversas marcas de
    Esmaltes. Será que poderiam me ajudar com isso? Desde já agradeço e muito obrigada!

  3. Avatar
    ideilde Maria dos Santos

    Penso em abrir uma esmalteria na garagem da minha casa, contanto q eu possa guardar o carro depois. Como devo fázer pra ganhar espaço? Quero iniciar com duas manicures apenas ate o negocio crescer, mas quero deixar td ornamentado e agradável num ambiente pequeno.

  4. Veja , sou do interior e o negócio de manicures tá bem aquecido. O povo na interior quer tudo , porém não querem gastar muito. Por outro lado se vc tiver um atendimento diferenciado pode ser cobrado pelas vantagens de horários e disponibilidade de dias. Será que é necessário gastar 200.000,00 reais no interior? ??? Penso que é possível sem um gasto tão alto. Me dê um conselho., lembrando que estamos no interior. Aguardo. Abraços

  5. Avatar
    KATIA REJANE DE CARVALHO TEMOTEO

    Estou planejando montar uma esmalteria e inaugurar em fevereiro ., jÁ COMECEI A COMPARAR ALGUMAS APARELHAGENS AGUARDO DICAS E AJUDA QUANTO AO MERCADO.

    POIS, PRECISO NO MOMENTO DE FORNECEDORES DE DIVERSAS MARCAS DE ESMALTES .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.