Pular para o conteúdo

Maquiador: especialistas ensinam como montar um portfólio competitivo

Enquanto os profissionais de outras áreas precisam formular um currículo atrativo e adequado, o maquiador deve se preocupar em montar um bom portfólio. Esse material ajuda a expor trabalhos para agências, fotógrafos, stylists e outros contratantes em potencial.


Super Recomendo!


Maquiador aprenda com especialistas

Para ajudar a montar um portfolio competitivo, conversamos com três profissionais que entendem do negócio e lidam com isso todos os dias: Caíco de Queiroz, diretor da agência homônima; Rose Leão, diretora da agência Glloss e Gabriela, da Capa Mgt.

Faça bonito

Para Caíco, um bom portfólio deve mostrar a personalidade do maquiador. “A primeira leitura que faço é no estilo: a personalidade que o profissional imprime, o traço, harmonia, a apresentação e o acabamento do trabalho apresentado”, conta.

Já para Rose, o aspecto comercial deve ser levado em conta. “Procuro ver fotos de boas campanhas, com modelos bem posicionadas, ou ainda, com celebridades de destaque. Tudo ajuda a elevar o nível do portfólio. Eu observo, com muito rigor, o acabamento, a pele e os tons usados, porque isso fala muito sobre a informação e o alcance do profissional”.

Medida certa é a aposta de Gabriela. “Um bom portfólio é sucinto, não tem fotos demais e passa o melhor de cada profissional. Pode ser mais comercial, artístico, ou ser direcionado para certo público ou tipo de maquiagem. O importante é ressaltar as melhores técnicas e criações de cada maquiador, mesmo que sejam poucas fotos”.

O conteúdo

Qualidade e foco são as dicas dos experts para filtrar o conteúdo do portfólio. De acordo com Rose, não há uma quantidade de looks estabelecidos, mas ela aconselha a colocar dois pares de fotos de cada trabalho para que haja uma sequência e não ficar foto solta, sem contexto. “O fato é que a qualidade das imagens pesa mais do que a quantidade das fotos”, dispara.

Para Caíco, o material tem de ter foco no segmento que o maquiador pretende seguir, além disso, ele deve mostrar logo, em poucas páginas, a que veio.

“Não é necessário colocar todas as fotos de um editorial, ou uma campanha muito longa em um portfólio. Escolha closes, mas também fotos de corpo todo. Mescle estilos e diferentes tipos de beleza, mas sempre use as melhores. Vale mais a pena ter menos das melhores fotos do que o contrário. Um grande erro é colocar fotos demais e que não precisam ser expostas. Um bom maquiador trabalha bastante e não precisa mostrar todo trabalho para convencer. Os melhores já são suficientes. A qualidade do material também é importantíssima. Às vezes o ensaio pode ser lindo, mas a qualidade das fotos não. Aí não vale a pena colocar”, aconselha Gabriela.

Redes sociais

Para Caíco, a presença nas redes sociais também é um item de avaliação. “A apresentação pessoal é importante, pois temos que conhecer um pouco a personalidade do maquiador para saberemos como ele irá se comportar e como será o seu relacionamento com o restante da equipe, pois as diárias são longas, envolvem vários profissionais de diferentes segmentos. Penso que ser ‘low profile’ é a palavra-chave para a formação de um grande profissional”, explica.

Além de mostrar um pouco do comportamento do maquiador, mídias sociais ajudam na divulgação do trabalho. “Minha empresa divulga em todas as redes virtuais mais acessadas mporque o mundo está tecnológico e, muitas vezes, o cliente já consultou essas mídias antes de me ligar ou formalizar uma consulta. Creio que esse seja um bom caminho a seguir”, conta Rose.

Fonte: Portal Maquiagem


Super Recomendo!


Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.