Pular para o conteúdo

Festas, com que roupa eu vou?

Já estamos em novembro, o fim do ano está aí e com ele chegou a temporada de festas! Tem confraternização em todo lugar, amigo oculto, formatura, Natal, Ano Novo, sem contar os aniversários, casamentos, batizados e bodas que também acontecem nessa época.

E então começam as dúvidas sobre o que vestir em cada ocasião. Claro que hoje em dia não existem mais aquelas regras rígidas sobre o que pode ou não pode ser usado em cada tipo de festa, mas por outro lado ninguém quer ficar se sentindo desconfortável e não aproveitar a festa por conta da roupa que está vestindo, não é? Vamos lá tentar entender um pouco desse assunto e tornar mais fácil a sua escolha pra todas as festas que estão chegando por aí?

Festas-com-que-roupa-eu-vou

Um bom ponto de partida para escolher o look para sua festa é você conhecer os quatro tipos clássicos de traje de festa e adequar essas regrinhas à sua realidade, suas festas, seu guarda-roupa e seu estilo.

Muito importante também, é saber o local da festa, pois isso muitas vezes pode ajudar a escolher o look mais adequado. Uma festa ao ar livre, na praia ou no campo, por exemplo, nos indica um sapato sem salto, enquanto que uma festa em um grande salão, já nos permite abusar do salto alto e fino.

O horário e os demais convidados da festa também podem nos ajudar na escolha do look, pois uma festa diurna pede um pouco mais de discrição, enquanto que uma festa noturna, permite looks mais ousados, assim como, uma festa para convidados mais jovens permite looks mais arrojados e criativos enquanto que uma festa mais familiar demanda looks mais comportados.

Então é muito importante você ter a maior quantidade de informações sobre a sua festa, pois com isso vai ficar bem mais fácil escolher seu look e mais ainda, conhecendo os tipos clássicos de traje para festas que eu vou explicar pra você agora.

O que vestir nas festas de traje esporte

Esporte são as roupas que usamos comumente em almoços com amigos, exposições, aniversários, batizados e churrascos. São roupas mais descontraídas e que não precisam ser muito sofisticadas, porém como se trata de uma comemoração, não cabe ir de qualquer jeito, é importante que o(a) anfitrião(ã) perceba que você cuidou do seu visual especialmente para a ocasião. Valem vestidos de tecido plano, saia e blusa, calça e blusa, bermudas de tecido plano, pantacourt, macacão, sapatos de salto baixo ou alto, bolsas grandes ou médias, maquiagem discreta e cabelo arrumado.

O importante é ter um detalhe que diferencie o look da festa da roupa que você usa no dia a dia e no trabalho. Pode ser um detalhe na roupa, como um recorte ou um decote, um acessório diferente (bijuteria, bolsa ou sapato) ou até um batom mais forte ou colorido. Apenas um detalhe que vai mostrar que aquele look é especial. Você pode, inclusive, levar essa peça na bolsa pra complementar o look de trabalho, naqueles dias que você vai direto para a festa.

aok

O que vestir nas festas de traje esporte fino ou passeio

Para essas festas cabe um pouquinho mais de sofisticação, são as roupas que usamos em jantares com amigos, barzinhos noturnos, teatro, aniversários. Vestidos de tecidos mais finos, calças, pantalonas, saias, pantacourt, túnicas, macacão, sapatos de salto médio ou baixo e bolsas médias. Se o evento for noturno, aqui cabe um pouco de brilho e acessórios mais marcantes. A maquiagem ainda pode ser suave e o cabelo sempre arrumado.

bok

O que vestir nas festas de traje social ou passeio completo

Para esse tipo de evento o look deve ser mais sofisticado e elegante. São os coquetéis, jantares especiais, aniversários, casamentos, bodas e óperas.

Nessas festas você pode usar vestidos ou saias longos,  podendo também usar vestidos e saias midi ou curtos, mas os tecidos devem ser mais sofisticados. Cabem decotes e fendas, mas sem exageros, também um pouco mais de brilho e acessórios especiais. Sapatos com salto alto e bolsas pequenas. A maquiagem e o cabelo pedem um pouco mais de capricho e preparo.

cok

O que vestir nas festas de traje a rigor ou black tie

O look para esse tipo de festa é bastante formal e sofisticado. Normalmente é solicitado para grandes casamentos, formatura, bailes, premiações. Aqui o vestido longo é o mais indicado, mas cabe também vestido curto e macacão, desde que tenham detalhes mais glamourosos, como tecidos sofisticados, bordados, rendas ou brilho. Sapatos de salto alto e fino são os mais indicados, bolsas pequenas e com brilho, maquiagem poderosa e cabelo preso.

dok

O importante é você identificar qual é o tipo de festa para a qual foi convidada e adequar seu look a ela, sem perder de vista seu estilo pessoal, pois mais importante ainda, é você se sentir linda e confortável com a roupa que escolheu e aproveitar a festa ao máximo!

Boas festas pra você!

*****

Se você tem dúvidas sobre Imagem e Estilo ou gostaria de sugerir algum assunto pros posts, escreva-nos na caixa de comentários abaixo, dizendo como podemos ajudar!

Fonte das Imagens: Pesquisa Google e/ou Pinterest. Caso você seja o dono de alguma(s) delas e deseje que a(s) retiremos, por favor, nos informe nos comentários e atenderemos ao seu pedido.

 

 

0 comentário em “Festas, com que roupa eu vou?”

  1. Boa noite, por favor poderia me informar o que eu e meu marido devemos vestir num casamento que será as 10:30 da manhã na igreja e depois a festa será em uma chácara? Ficaria imensamente grata pela resposta eu e meu marido temos 59 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.