Pular para o conteúdo

Profissional saiba como consertar o “cabelo amarelado”

Profissional saiba como consertar o "cabelo amarelado"

Hairstylists revelam como solucionam o dilema capilar. O amarelamento dos fios está com os dias contados!


Super Recomendo!


Sem matização

Alguns profissionais preferem não usar tonalizante no serviço de mechas. “As chances de as madeixas amarelarem devido a esse produto são maiores, por isso opto por acompanhar atentamente o processo de descoloração até chegar ao tom desejado, sem precisar recorrer a ele”, afirma Walter Leal.

Tonalizante, já

A opção de Patrícia Menezes, do salão Cat’s Cabeleireiros Vila Olímpia, em São Paulo, para salvar a clientela do look gema de ovo é fazer uma tonalização. “Todos os tons de loiro puxam para o amarelo, então escolho as nuances 7.02 (bege amadeirado) e 9.02 (milk shake pérola) Richesse, e 9.12 (loiro muito claro acinzentado irisado) Dia Light, ambas da L’Oréal Professionnel, para neutralizá-lo.”

O melhor xampu

A hairstylist Gladys Acosta, do Studio Gladys Acosta, no Rio de Janeiro, elege aquele específico para combater alterações de cor em cabelos coloridos e mechados. “Recomendo optar pelos enriquecidos com pigmentos violetas e azuis para neutralizar tanto o amarelo quanto o laranja dos fios.”

Sem ressecar

Você sabia que os desamareladores podem ressecar os fios? A dica da hairstylist Patrícia Menezes para evitar isso é usá-lo apenas na primeira lavagem e, na segunda, aplicar um do tipo hidratante para dar emoliência às madeixas.

Home care

O hairstylist Daniel Martins, do salão Jacques Janine Figueiras, em Santo André (SP), é fã da linha Color Endurance Violet, da Joico. “Faço a primeira aplicação no lavatório e depois indico para usar em casa”, explica. É muito importante dar orientações completas sobre o cosmético. “A cliente deverá usar os produtos a cada dez dias e respeitar o tempo de pausa indicado pelo fabricante”, ensina.

Limpeza profunda

Eliminar os restos de produtos, poluição e sujeira acumulados nos fios ajuda no processo de desamarelamento. “Uso primeiro o xampu antirresíduos Clarifying, da TIGI, e só depois o Color Freeze Silver Bonacure, Schwarzkopf, que age tanto nas cabeleiras desbotadas para o laranja quanto para o amarelo”, revela Rodrigo Lima, do salão Circus, em São Paulo.

Medida de segurança

Uma dica de ouro para não errar na aplicação dos produtos home care com pigmento azul e violeta: segundo Antônio Carlos Ferreira, cabeleireiro do Studio de Beleza Sônia Nesi, no Rio de Janeiro, o correto é não jogar o xampu desamarelador diretamente no cabelo. “Primeiro, espalhe entre as mãos com um pouco de água, diluindo-o.” Isso evita que o excesso leve a cabeleira a ficar roxa ou azul, principalmente se ela estiver muito porosa e sensibilizada.

Grisalhos fashion

Muitas clientes antenadas do salão Circus, em São Paulo, estão assumindo o look branco total. “Na hora do corte, aproveito para orientá-las sobre a importância de adotar um xampu desamarelador uma vez por semana para garantir uma aparência bem-cuidada”, diz Rodrigo.

Cinco minutinhos

O hairstylist Cesar Augusto, do Mirage, em Porto Alegre, costuma fazer uma rápida aplicação do tonalizante Richesse 9.01. “Esse ‘.01’ do número do produto quer dizer que ele contém pigmentos violetas, que neutralizam o amarelo. Deixo agir por apenas cinco minutos”, conta o profissional que, no entanto, só usa esse recurso nas clientes que eventualmente apresentam o problema: “Aquelas que não fumam e não submetem os fios a fatores que podem causar o amarelamento não precisam ficar usando o xampu silver. O caso delas é possível resolver de uma vez no salão”.

Sem pesar

Para Cesar Augusto, o uso de xampu e condicionador com pigmentos violeta em casa deve ser muito cuidadoso. “Se a cor já foi neutralizada, é preciso parar ou o cabelo fica cinza”, explica. Ele diz que o ideal é a cliente lavar a cabeça com esses itens uma vez por semana. Se não adiantar, então ela aumenta para duas vezes. Se mesmo assim não der certo, tentam-se três lavagens semanais.

Banho colorido

O hairstylist Roberto Martins, do MR Martin, no Rio de Janeiro, aplica na cabeleira das clientes uma fórmula power para apagar o amarelão. Ele junta meio tubo de coloração permanente no tom 8.21 com duas colheres de creme hidratante e 150 a 200 ml de água destilada. “Lavo os fios com xampu antirresíduos e passo a mistura, sempre massageando para o tom ficar uniforme”, explica. O tempo de ação depende do estado das madeixas: “Tem cabelo que chega na nuance que eu quero em cinco minutos, enquanto outros podem levar meia hora. Por isso é preciso acompanhar a evolução do tratamento”. Para identificar o matiz exato, limpe uma mechinha com os dedos e observe a cor. Se após 30 minutos as madeixas ainda estiverem amarelas, enxágue e repita o procedimento. Mas desta vez adicione 30 ml de água oxigenada de 30 volumes. “Assim a cutícula abre na medida para receber os pigmentos acinzentados da coloração”, esclarece o hairstylist, que tem outro truque: “Quando a fibra é muito resistente, eu ainda uso duas gotinhas de violeta de genciana a 1%”. O protocolo termina com enxágue e brushing.

Fonte: Cabelo & Cia


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.